• Escola Superior do MPPR

Destaques

30/10/2016

Experiências paranaenses de escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de crimes

Seminário Experiências paranaenses de escuta de crianças e adolescentes vítimas de crimeO Ministério Público do Estado do Paraná promove, no dia 21 de novembro de 2016 (segunda-feira), das 9h às 15h30, o seminário “Experiências paranaenses de escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de crimes”. Trata-se de evento conjunto, realizado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança, do Adolescente e da Educação (CAOPCAE) e CEAF, em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, do Juri e Execuções Penais e o Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEX). O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná também participa, por meio do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (CONSIJ).

O objetivo principal consiste no aprofundamento da reflexão sobre a necessidade da coleta diferenciada da prova criminal, na perspectiva do cuidado e do respeito devidos às crianças e aos adolescentes.


PÓS-EVENTO

Vídeo Vídeos do evento gravado em 21/11/2016.






Atividades para certificação Realize as atividades para emissão de seu certificado (Questões 01 e 02 disponíveis até 20/01/2017).

ASCOM
Acesse a cobertura do evento pela Assessoria de Comunicação do MP-PR (resumo, fotos).


LOCAL

O evento será realizado no Auditório Ary Florêncio Guimarães, Edifício Sede do Ministério Público do Estado do Paraná, situado à Google MpasRua Marechal Hermes, 751, Centro Cívico, Curitiba-PR. Haverá transmissão simultânea pela Internet (via “webcast”).

Imediatamente após o encerramento do seminário, será realizada reunião de trabalho, exclusivamente com promotores de justiça e magistrados, na qual serão elaborados enunciados.

PÚBLICO ALVO

Promotores de Justiça e Magistrados, com atuação nas áreas da infância e da adolescência e criminal; Delegados da Polícia Civil; Defensores Públicos; Técnicos do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e da Polícia Civil; integrantes dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente; Gestores Públicos e Advogados.

FORMA DE PARTICIPAÇÃO

Modalidade Presencial com transmissão ao vivo pela internet.

transmissão webcastAcompanhe a transmissão webcast.

CERTIFICADOS

- Os certificados serão disponibilizados no CEAF Virtual (ambiente virtual de aprendizagem moodle) aos participantes com participação comprovada pela assinatura nas listas de presença (em cada período) e que realizarem a avaliação de satisfação do evento (no próprio ambiente virtual).
- Exclusivamente aos integrantes do MP-PR existe a possibilidade de certificação a distância pelo CEAF Virtual respondendo o exercício avaliativo de certificação com 100% de aproveitamento.
- O link e as instruções para acesso ao ambiente virtual serão enviados após o evento ao e-mail cadastrado quando da inscrição.
- Inscrições realizadas com e-mail de uso coletivo serão invalidadas. Utilize apenas e-mail pessoal, os integrantes do MP-PR devem utilizar o e-mail institucional e os estagiários o e-mail cadastrado quando da contratação, por isso mantenha seus dados atualizados junto à Divisão de Estágio.

INSCRIÇÕES

Até 18 de novembro de 2016, às 16h para impressão da lista de presença.

Inscrições para MP-PR Integrantes do MP-PR: clique aquiI Inscrições encerradas.
Estagiários que não sabem seu login institucional, por favor, solicitem-no junto à Divisão de Estágios pelo e-mail estagios@mppr.mp.br

Inscrições Público externo Público externo: clique aqui Inscrições encerradas.

AUTORIZAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO MP-PR

Resolução de autorização Resolução de autorização para participação dos membros do MPPR
Portaria de autorização Portaria de autorização para participação dos servidores do MPPR

PROGRAMAÇÃO

08h30 | Credenciamento

9h | Mesa de abertura
Procurador-Geral de Justiça; Coordenador do CAOPCAE; Coordenador do CAOP Criminais, do Juri e Execuções Penais; Coordenador do CAEX; Coordenador do CEAF; Presidente do CONSIJ/TJPR; Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente-CEDCA, Presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB-PR; representante da Defensoria Pública do Estado do Paraná.

9h15 | Palestras e debates
Como conciliar proteção e responsabilização.
Palestrantes:
Murillo José Digiácomo
Procurador de Justiça – Coordenador do CAOPCAE. Curitiba-PR
André Tiago Pasternak Glitz
Promotor de Justiça – CAOP Criminais, do Juri e Execuções Penais. Curitiba-PR
Mediadora:
Luciana Linero
Promotora de Justiça – CAOPCAE. Curitiba-PR

10h30 – Partilha de experiência
Projeto Confiar.
Expositores:
Daniele Jasniewski
Psicóloga Clínica – Coautora e Coordenadora Técnica do Projeto Confiar. União da Vitória-PR
Larissa Moretto
Psicóloga Clínica – Integrante da Equipe Técnica do Projeto Confiar. União da Vitória-PR
Carlos Eduardo Mattioli Kockanny
Juiz de Direito – Vara da Família e Sucessões, Infância e Juventude, Registros Públicos, Acidentes do Trabalho e Corregedoria do Foro Extrajudicial da Comarca de União da Vitória; Coautor do Projeto Confiar. União da Vitória-PR
Júlio Ribeiro de Campos Neto
Promotor de Justiça – 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de União da Vitória. Integrante da Equipe Auxiliar do Projeto Confiar. União da Vitória-PR

12h30 | Intervalo para almoço

14h | Partilha de experiência
Depoimento especial, no contexto da violência doméstica.
Expositora:
Susana Broglia Feitosa de Lacerda
Promotora de Justiça – 29ª Promotoria de Justiça da Comarca de Londrina. Londrina-PR

15h30 | Encerramento
08/11/2016
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem