• Escola Superior do MPPR

Escola Superior - Destaques

30/01/2018

Geração Atitude 2018

Projeto Geração Atitude

O projeto Geração Atitude, ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção, tem como objetivo apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses da rede estadual de ensino, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil. Desenvolvido pelo Ministério Público do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a Assembleia Legislativa do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, o Geração Atitude está presente em todas as escolas públicas de ensino médio, localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná. As ações do projeto buscam despertar o interesse dos jovens para temas como Cidadania, Democracia, Política, Eleições, Voto Consciente e o funcionamento do Ministério Público e dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. Compreendendo melhor esses assuntos, os estudantes podem tornar-se agentes transformadores da realidade, participando de discussões que envolvam sua escola, bairro, cidade, estado e o país.

O projeto Geração Atitude 2018 será dividido em duas ações:

Geração na Escola

Professores, promotores e juízes, em conjunto com as equipes pedagógicas das escolas, desenvolverão palestras e debates. Aos professores caberá trabalhar o conteúdo do Guia do Cidadão com os alunos e aos promotores e juízes palestras nas escolas.

A partir de fevereiro publicaremos as ações realizadas por promotores de Justiça que aderiram ao programa. Clique aqui para conhecê-los.

Caravana da Cidadania

Concurso que vai selecionar as 32 melhores propostas de Projetos de Lei, apresentadas por estudantes e orientadas por professores. Os autores dos melhores projetos selecionados por uma banca e receberão como reconhecimento, uma viagem a Curitiba onde conhecerão os Poderes.

Cronograma 2018

Etapa Prazo
Geração na Escola (professores orientadores, TJ/MPPR - promotores e/ou juízes

26/02 a 08/07

Gincana da Cidadania ou Papo Cidadão

01/04 a 08/07
Inscrições online dos projetos

01/05 a 08/07

Avaliação/seleção dos projetos pela comissão técnica da Assembleia Legislativa 14/07 a 13/08
Resultado - Divulgação nas mídias oficiais dos 32 projetos selecionados

16/08

Período de contato com os participantes selecionados e trâmite junto ao GOS para liberação de recursos das passagens para estudantes e professores orientadores - SEED

16/08 a 17/08

Caravana da Cidadania (Curitiba)

19/11 a 23/11
Premiação do projeto vencedor

20/11

   

Guia do CidadãoGuia do Cidadão

Publicação que concentra, em linguagem didática, informações sobre Democracia, Política, Eleições, Voto, Cidadania. O Guia aborda as funções de todos os Poderes e o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro. A publicação está disponível na versão digital com reprodução e utilização livre por todos os interessados. O material foi produzido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) e a Secretaria Especial da Juventude do Paraná. Clique na imagem ao lado para baixar o arquivo PDF do guia.

 

Vídeos

Assista à transmissão ao vivo que aconteceu dia 27/04/2018, em que o promotor de Justiça, Eduardo Cambi, e o diretor da Escola do Legislativo, Dylliard Alessi, expõem detalhes de como os professores, promotres de Justiça e juízes podem participar do Geração na Escola.

A TV Assembleia produziu três vídeos bem didáticos e motivacionais sobre o programa, o primeiro fala diretamente com os promotores de Justiça e juízes para participarem ativamente desse projeto. O outro é direcionado aos professores da rede estadual de ensino e o terceiro é uma aula sobre como elaborar um projeto de lei, com o diretor da Escola do Legislativo, Dylliard Alessi.



 

Fonte: Relatório do Projeto Movimento Paraná sem Corrupção no PRO-MP

30/01/2018

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem