• Escola Superior do MPPR

Notícias

09/06/2020

[MP Debate] O consumo de drogas em tempos de pandemia da Covid-19

O Ministério Público do Paraná promove, em parceria com a Escola Superior e o Projeto Semear, no dia 15 de junho, um debate sobre o consumo de drogas em tempos de pandemia da Covid-19.

O objetivo do evento é abordar o aumento do consumo de drogas no período de isolamento, que tem sido objeto de algumas pesquisas. Recentemente a OMS recomendou que os governos limitassem a venda de bebidas alcoólicas durante as quarentenas, mas já há várias notícias no Brasil, por exemplo, reportando o crescimento considerável do consumo de bebidas, principalmente via e-commerce.

A possível relação a ser estabelecida entre a alta no consumo de substâncias psicoativas e outras situações que passaram a chamar a atenção das autoridades durante as medidas restritivas de contato social, bem como o impacto do consumo de álcool e outras drogas sobre o perfil epidemiológico identificado nos casos de suicídio, também integram a pauta de discussões.

 

Convidados:

Roseli Boerngen de Lacerda: possui doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná e mestrado pela Universidade Federal de São Paulo. Graduada em Ciências Biológicas. Atualmente é professora titular aposentada do Departamento de Farmacologia e do programa de Mestrado.  Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em neuropsicofarmacologia, e na área de drogas de abuso. Tem atuado em pesquisas básicas e clínicas na área de drogas de abuso. É colaboradora do projeto multicêntrico ASSIST para detecção precoce e intervenção breve para drogas e do projeto e-health coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). É coordenadora regional do desenvolvimento do site www.informalcool.org.br desenvolvido em parceria com a UNIFESP, UFPR e UFJF, sob a coordenação da OMS. 

Marco Antonio do Socorro Marques Ribeiro Bessa: possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. É especialista em Psiquiatria, Psiquiatria da Infância e da Adolescência e em dependência química. Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Ciências pelo departamento de Psiquiatria da UNIFESP. É professor adjunto do Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria da Universidade Federal do Paraná. Atua como conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Paraná e coordena a Câmara Técnica de Psiquiatria do CRM-PR. Implantou e foi chefe do Serviço de Psiquiatria do Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba. Implantou a Residência de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital Pequeno Príncipe. Ex-presidente da Sociedade Paranaense de Psiquiatria. É preceptor do Programa de Residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital de Clínicas da UFPR e coordenador do Ambulatório de Dependências Químicas da Infância e Adolescência do Hospital de Clínicas da UFPR.

 

Público: O evento destina-se aos integrantes do Ministério Público brasileiro e comunidade.

Trilha: Este evento integra a Trilha de Aprendizagem “Novidades Jurídicas”.

Parceria: Projeto Semear

 

Serviço:

Data: segunda-feira, 15 de junho

Horário: 10h

 

Acesso à transmissão

Clique aqui para assistir

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem