• Escola Superior do MPPR

Notícias

23/07/2020

[LIVE] Pandemia e execução orçamentária do Estado do Paraná: perspectivas e desafios

EVENTO CANCELADO. EM BREVE DIVULGAREMOS A NOVA DATA.

Para discutir as perspectivas e desafios orçamentários do Paraná, no contexto da pandemia da Covid-19, a Escola Superior convidou o secretário de Estado da Fazenda do PR, Renê de Oliveira Garcia Júnior, para uma transmissão ao vivo no dia 29 de julho, às 10h.

Realizado em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias (CAOP) de Justiça de Defesa da Ordem Tributária, o encontro busca explicitar conceitos chave para uma melhor compreensão do processo orçamentário brasileiro. Também serão apresentados os desafios e amarras orçamentárias, que criam uma ineficiência e dificultam a execução orçamentária e os desdobramentos da carga tributária nacional, seja em termos de evolução, seja em termos de composição. 

Por fim, e focando no delicado momento que o país se encontra, será apresentado questões chaves sobre a frustração da arrecadação, dificuldades na execução orçamentária e desafios e perspectivas quanto aos efeitos fiscais no estado do Paraná.

Dentre os conteúdos à serem abordados, destacam-se:

  1. Orçamento Público; 
  2. Necessidade de flexibilização orçamentária; 
  3. Eficiência do gasto público; 
  4. Carga tributária; 
  5. Ineficiências no sistema tributário; 
  6. Comparação internacional; 
  7. Tributação sobre consumo e governos estaduais; 
  8. Crise dos governos subnacionais; 
  9.  Impostos versus Contribuições – Vinculações da União; 
  10. Covid-19: Auxílios da União para entes subnacionais; 
  11. Execução Orçamentária do PR – 2020; 
  12. Frustração das receitas; 
  13. Covid-19: Auxílios da União para o PR; 
  14. Ampliação das Despesas; 
  15. Desequilíbrio fiscal estimado.

Convidado:

Renê de Oliveira Garcia Júnior é secretário de Estado da Fazenda do PR. Doutor e mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - EPGE/FGV, bacharel em Administração de Empresas pela EBAPE/FGV, e em Economia pela UERJ. É especialista em Mercado de Capitais e Estratégias Operacionais em Derivativos pelo INSEAD de Fontainebleau, na França. Foi secretário de Estado de Controle Geral do Governo do Rio de Janeiro. Foi superintendente da SUSEP, membro da Comissão de Privatização do Governo Federal e coordenador de projetos e estudos econômicos na FGV Projetos. Também foi professor na Faculdade de Economia do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e no Programa de MBA da EPGE/FGV, além de coordenador de projetos e estudos econômicos na FGV.

 

Público: integrantes do MPPR,  instituições públicas de todos os Poderes dos âmbitos municipal e estadual no Paraná, universidades, faculdades e institutos de pesquisa paranaenses, bem como a comunidade paranaense.

Trilha: este evento integra a Trilha de Aprendizagem “Políticas Públicas e Orçamento”.

Parceria: Centro de Apoio Operacional das Promotorias (CAOP) de Justiça de Defesa da Ordem Tributária

 

Serviço:

Data: quarta-feira, 29 de julho de 2020

Horário: 10 horas

 

EVENTO CANCELADO. EM BREVE DIVULGAREMOS A NOVA DATA.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem