• Escola Superior do MPPR

Escola Superior - Notícias

04/09/2020

[LIVE] STF, controle de constitucionalidade e separação de poderes: entre a ministrocracia e o plenário mudo

O STF tem estado nos últimos anos, e permanece ainda hoje, no centro da crise vivenciada pelo Brasil. Os estudos e análises sobre o Supremo na atualidade vão muito além das suas clássicas atribuições. A Corte tem se tornado objeto de pesquisas (teóricas e empíricas) sobre seu modo de funcionamento, desempenho e sobretudo sobre suas disfuncionalidades. Para discutir esta temática a Escola Superior, realiza live no dia 11 de setembro, às 10h, com a participação de Miguel Gualano de Godoy, professor de Direito Constitucional da Universidade Federal do Paraná.

Convidado:

Miguel Gualano de Godoy - é professor de Direito Constitucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Direito Constitucional pela UFPR, com período de estudos e pesquisas na Harvard Law School e Universidade de Buenos Aires. Pós-doutor pela Faculdade de Direito da USP. Ex-assessor de Ministro do STF. Advogado, autor dos livros “Devolver a Constituição ao Povo: crítica à supremacia judicial e diálogos institucionais (Ed. Fórum)”; “Constitucionalismo e Democracia: uma leitura a partir de Carlos Santiago Nino e Roberto Gargarella (Ed. Saraiva)” e “Caso Marbury v. Madison: uma leitura crítica (Juruá)”.

Mediação:

Ronaldo de Paula Mion é promotor de Justiça da 2º Promotoria de Pinhais/PR, com atribuições na área da saúde pública e patrimônio público. Mestre em Direito do Estado pela UFPR.

 

Público: Integrantes do MP brasileiro e comunidade.

Trilha: este evento integra a Trilha de Aprendizagem "Novidades Jurídicas".

Parceiro: Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 

Serviço:

Data: sexta-feira, 11 de setembro

Horário: 10 horas

Clique aqui para acessar a LIVE

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem