• Escola Superior do MPPR

Escola Superior - Destaques

14/09/2020

[LIVE] Presidencialismo de coalizão: é assim que funciona o Brasil?

Dadas as transformações políticas e sociais vivenciadas na história recente do Brasil, buscar conceitos e autores que nos ajudam a compreender essas mudanças é fundamental para entendermos o funcionamento do país.

Com esse intuito a Escola Superior do MPPR, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFPR, realiza a live “Presidencialismo de coalizão: é assim que funciona o Brasil?”, com o cientista político, Sérgio Abranches, comentarista político da rádio CBN. A live também inaugura o ano letivo 2020-2021 do PPGCP da UFPR.

 

Data: quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Horário: 15 horas

 

Nesta palestra, Sérgio Abranches apresenta sua análise sobre o funcionamento da política brasileira a partir de suas mais recentes obras “Presidencialismo de coalizão, raízes e evolução do modelo político brasileiro”(2018), Finalista do prêmio Jabuti, 2019, e “O tempo dos governantes incidentais” (2020).  

Seu célebre conceito de “presidencialismo de coalizão”, tão consolidado na literatura da Ciência Política brasileira como importante referência na interpretação do funcionamento do sistema político nacional, é revisitado fazendo um balanço histórico dos governos da República. Desnudando as facetas da política brasileira desde a Primeira República “do café com leite”, a Revolução de 1930, o regime de 1946 e suas crises, a Nova República e os governos a partir de 1989, demonstra como nosso regime presidencial dependeu de coalizões para poder governar.

Referente as mudanças políticas mais recentes, Abranches traz uma reflexão sobre a ordem-liberal democrática propondo alternativas para a sobrevivência de suas instituições.

Revela as debilidades do modelo democrático liberal e reflete sobre a condição da soberania popular no Brasil e no mundo. Com o advento dos novos movimentos populistas a transformar a realidade política mundial, a consequente polarização ideológica, as crises de saúde e econômicas, as tensões raciais o acirramento do ódio político, discute como essas transformações representam ameaças ao estado democrático de direito.

 

Convidado:

Sérgio Abranches é sociólogo formado pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado em Sociologia pela UnB, mestrado e PhD em Ciência Política pela Universidade de Cornell, EUA. Professor, escritor e analista político, atua como comentarista político da Rádio CBN. Autor de diversas obras tais como ‘Os despossuídos: crescimento e pobreza no país do milagre’ (1985), ‘Crise e mudança: a nova cara do Brasil’ (1994), ‘Copenhague Antes e Depois - A política global do clima' (2011), e ‘A Era do Imprevisto' (2017), Prêmio Literário Nacional PEN Clube do Brasil, 2018, Categoria Ensaio.

Mediador:

Paulo Roberto Neves Costa é coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná. Professor de Ciência Política da UFPR, Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp e Pós-doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo.

 

Link de transmissão:

Assista aqui

(canal da Escola Superior do MPPR no YouTube)

 

Público: Integrantes do sistema de Justiça, acadêmicos e demais interessados.

Obs: as lives não são certificadas.

Parceiros

  • Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) - UFPR
  • Universidade Federal do Paraná - UFPR

 

Para receber notificações sobre este e outros eventos:

Inscreva-se em nosso canal do YouTube

Vídeo:

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem