• Escola Superior do MPPR

Notícias

28/09/2020

[LIVE] Escuta e acolhimento no atendimento ao público

No próximo dia 1º de outubro, às 10h, a Escola Superior do MPPR promove, em parceria com a Coordenadoria da Política Estadual de Atendimento ao Público (CPEAP) e com o Núcleo de Práticas e Incentivo à Autocomposição (NUPIA), uma live para refletir sobre questões relacionadas à escuta e ao acolhimento no atendimento ao público. O objetivo é que o evento seja mais que uma palestra ou aula virtual, tendo a proposta de estabelecer uma conversa interativa com os participantes, que receberão dicas e poderão sanar dúvidas sobre o tema.

Dentre as questões à serem abordadas:

- Como atender, prestar informações e receber bem as pessoas que procuram o MPPR?

- Escutamos com atenção e empatia, na busca da compreensão do que as pessoas procuram e efetivamente precisam? Conseguimos nos comunicar e fazer entender?

- Todas as pessoas que buscam o MP compreendem claramente as atribuições institucionais? 

- Estamos preparados para receber aqueles que, por diversos motivos, tem dificuldades para se comunicar conosco? 

- Sabemos o que fazer quando um atendimento “sai fora da curva” ou a pessoa é difícil? Como atender aqueles que estão fragilizados? 

Esta atividade integra a trilha de aprendizagem Atendimento ao Público, que na perspectiva da educação permanente pretende também oferecer cursos e oficinas em parcerias com outras unidades do MPPR, voltadas aos demais aspectos das diretrizes que constam no Caderno de Planejamento Estratégico 2019-2029, como: metodologias e práticas para subsidiar a atuação na tutela coletiva; atuação por projetos, a partir das demandas registradas no atendimento ao público e da análise de indicadores sociais, visando ampliar os resultados e a intervenção ministerial articulada e planejada.

Convidadas:

Samia Saad Gallotti Bonavides é procuradora de Justiça, subprocuradora-geral para Assuntos de Planejamento Institucional e coordenadora do Núcleo de Prática e Incentivo à Autocomposição (Nupia) no MPPR.

Mônica Louise de Azevedo é procuradora de Justiça, coordenadora da Política Estadual de Atendimento ao Público do MPPR e do Núcleo de Atendimento ao Cidadão e às Comunidades em Curitiba.

Cecília Eliane Gagetti Duarte é psicóloga no MPPR com atuação no Núcleo de Prática e Incentivo à Autocomposição (NUPIA) e Nupad (Núcleo de Prevenção ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação). Especialista em Neurociências do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia e pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Trabalhou com atendimento ao público na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação (Brasília e Belo Horizonte). 

 

Acesso à transmissão

Clique aqui para assistir

 

Público: integrantes do MP brasileiro e comunidade, especialmente aqueles que atuam no atendimento ao público.

Trilha: "Atendimento ao Público" e "Métodos Autocompositivos".

Parcerias:

  • Coordenadoria da Política Estadual de Atendimento ao Público (CPEAP)
  • Núcleo de Práticas e Incentivo à Autocomposição (NUPIA)

Serviço:

Data: quinta-feira, 1º de outubro

Horário: 10 horas

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem