• Escola Superior do MPPR

Notícias

15/10/2020

[LIVE] Provas dependentes da memória: um olhar científico a partir da psicologia do testemunho

Para apresentar uma visão geral dos conhecimentos científicos atuais da Psicologia do Testemunho relativos às provas dependentes da memória e suas implicações na atuação do(a) promotor(a) de Justiça, a Escola Superior realiza live no dia 21 de outubro, às 10h, com a participação da doutora em psicologia cognitiva, professora da PUCRS e pesquisadora do CNPq, Lilian Milnitsky Stein.

Também serão abordados os fundamentos do funcionamento da memória para compreensão das provas dependentes da memória, a prova testemunhal e de reconhecimento a partir dos princípios científicos da Psicologia do Testemunho, assim como as variáveis internas e externas que podem comprometer a qualidade da prova.

Convidada:

Lilian Milnitsky Stein é psicóloga com doutorado em Cognitive Psychology - University of Arizona, EUA e pós-doutorado Universidad de Barcelona, na área das falsas memórias e com atuação pioneira no país em Psicologia do Testemunho. Possui 30 anos de trajetória acadêmica e de pesquisa como professora titular da PUCRS, e pesquisadora CNPq nível1-B. Nas últimas duas décadas tem se dedicado à formação e capacitação de profissionais do Direito e da força policial, em nível nacional e internacional, aplicando métodos científicos a entrevistas com testemunhas, vítimas e suspeitos. Integra o Comitê Diretivo Internacional de Especialistas e está desenvolvendo um protocolo universal de como conduzir entrevistas investigativas, a ser apresentado à Assembleia da Organização das Nações Unidas em 2021. Também integra o Grupo de Assessoramento Técnico da CTI (Convention Against Torture Inniciative), vinculada a ONU.

Debatedor

Rodrigo Regnier Chemim Guimarães é procurador de Justiça do MPPR. Doutor em Direito pela UFPR. Professor da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar), da Escola da Magistratura do Paraná - EMAP e do Mestrado em Direito da Universidade Positivo.

 

Público: integrantes do MP brasileiro e comunidade.

Trilha: este evento integra a Trilha de Aprendizagem “Novidades Jurídicas”

 

Serviço:

Data: quarta-feira, 21 de outubro

Horário: 10 horas

 

Acesso à transmissão

 

Arquivos de apoio, acesse aqui.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem