• Escola Superior do MPPR

Escola Superior - Notícias

18/11/2020

[LIVE] A violência, a psicanálise e a sua interface com o Direito

Para discutir como a psicanálise compreende o fenômeno da violência e da agressividade, bem como os efeitos de mecanismos coercitivos e punitivos para o indivíduo ou os grupos, a Escola Superior promove live no dia 24 de novembro, às 15h, com a participação dos psicanalistas Renato Mezan e Cláudia Amaral Mello Suannes.

Também será abordado a ética da psicanálise e a sua operacionalização no direito, e os dispositivos para a promoção de uma convivência harmoniosa na sociedade em casos que envolvem, entre outros, a dependência química, a violência doméstica e os crimes hediondos.

Convidados:

Renato Mezan é psicanalista, doutor em filosofia e professor titular da PUC-SP. É considerado um dos maiores especialistas brasileiros na obra de Sigmund Freud. É membro emérito do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi. Coordenador da Revista  Percurso, publicação do departamento de psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Autor de vários livros como “Sociedade, Cultura, Psicanálise” e “O Tronco e os Ramos” (Editora Blucher). Tem publicado trabalhos em várias revistas internacionais. 

Cláudia Amaral Mello Suannes é psicóloga e psicanalista, mestre em psicologia clínica pela PUC-SP e membro filiada ao Instituto Durval Marcondes da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Ex-professora do curso de Psicologia Jurídica do Instituto Sedes Sapientiae, atua na área clínica e como psicóloga  perita em vara de família. Atualmente integra o Núcleo de apoio profissional de Psicologia e de Serviço Social, ligado à Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-SP.  É autora do livro "A sombra da mãe: psicanálise e vara de família".

Mediação

Samia Saad Gallotti Bonavides - Procuradora de Justiça. Subprocuradora-Geral para Assuntos de Planejamento Institucional e coordenadora do Núcleo de Prática e Incentivo à Autocomposição (Nupia).

Eduardo Cambi - Promotor de Justiça. Coordenador- geral da Escola Superior do MPPR

Willian Lira de Souza - Promotor de Justiça vinculado ao Núcleo de Prática e Incentivo à Autocomposição.

Cecília Eliane Gagetti Duarte - Psicóloga do Núcleo de Prática e Incentivo à Autocomposição (Nupia)

 

Público: integrantes do MP brasileiro e comunidade.

Trilha: este evento integra a Trilha de Aprendizagem “Novidades Jurídicas”.

Parceria:

Núcleo de Práticas e Incentivo à Autocomposição (NUPIA)

 

Serviço:

Data: terça-feira, 24 de novembro

Horário: 15 horas

 

Acesso à transmissão

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem