• Escola Superior do MPPR

Notícias

19/11/2020

[LIVE] Criminalidade econômica: análise criminológica

Para discutir a prevenção e a repressão da criminalidade econômica, a Escola Superior convida o  procurador regional da República, Artur de Brito Gueiros Souza e o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Lélio Braga Calhau, para live no dia 30 de novembro, às 10h.

O encontro abordará as principais teorias criminológicas relativas a etiologia dos crimes econômicos e empresariais, ressaltando a importância dos programas de compliance nessa temática. Além disso, será abordada a relevância de Edwin Sutherland e sua teoria do crime do “colarinho branco” para o Brasil.

Convidados:

Artur de Brito Gueiros Souza é procurador regional da República (MPF). Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (2006) e pós-doutorado em Direito Penal pela Universidade de Coimbra (2016). É professor associado da Faculdade de Direito da UERJ. Tem experiência na área de Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Penal, Direito Penal Econômico (Criminal Compliance), Direito Penal Internacional, Direito da Execução Penal e Criminologia (empresarial e econômica).

Lélio Braga Calhau é promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Professor de Criminologia da Fundação Escola Superior do MPMG. Autor do livro "Princípios de Criminologia", 9ª ed, 2020, da Editora Impetus. Doutorando em Direito na Escola Superior Dom Helder (MG). Mestre em Direito nas Relações Econômicas e Sociais pela Faculdade Milton Campos (MG). Especialista em Direito Penal pela Universidade de Salamanca (Espanha).

 

Público: integrantes do MP brasileiro e comunidade 

Trilha: este evento integra a Trilha de Aprendizagem “Novidades Jurídicas”.

Parcerias:

Centro de Pesquisa em Crimes Empresariais e Compliance Prof. João Marcello de Araujo Jr. (CPJM)

 

Serviço:

Data: segunda-feira, 30 de novembro

Horário: 10h

 

Acesso à tranmissão

 


Apoio

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem