Escola Superior - Notícias

15/06/2021

[Encontro virtual] (Ir)regularidades em ILPIs e impactos causados pela pandemia

No dia 23 de junho, às 10h, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos dos Idosos e das Pessoas com Deficiência - CAOPIPCD, em parceria com a Escola Superior do MPPR, promoverá live para debater a importância da regularidade das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), especialmente diante do contexto da pandemia da COVID-19. 

Durante o evento, serão abordadas a relevância da atuação do Ministério Público como órgão fiscalizador e a necessidade de observância das normativas correlatas,  bem como as orientações mais recentes do CAOPIPCD às Promotorias de Justiça com atuação na defesa dos direitos do idoso sobre o tema. 

Além disso, o evento contará com a participação da Referência Técnica atuante na Divisão de Atenção à Saúde do Idoso da SESA, Médica Geriátrica Adriane Miró, abordando as questões mais relevantes e as conclusões no atual momento da pandemia, a partir do acompanhamento realizado junto às ILPIs, e da representante da VISA Estadual, Patrícia Capelo, a qual apresentará, do ponto de vista sanitário, o quanto a regularidade das ILPIs é fundamental para o enfrentamento dos impactos da COVID-19 nestas instituições.

Convidados:

Rosana Beraldi Bevervanço  - Procuradora de Justiça, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

Melissa Cachoni Rodrigues - Promotora de Justiça atuante no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

Adriane Miró - Médica, especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica e em Geriatria e Gerontologia pela PUC-RS. Mestre em Gerontologia Biomédica pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUC-RS. Especialista em Gestão de Serviços para Idosos pela Organização Pan-Americana de Saúde e Academia Latino-Americana de Medicina del Adulto Mayor. Fundadora do Ambulatório de Saúde do Idoso do Hospital de Clínicas-UFPR. Assessora técnica da Divisão de Atenção à Saúde do Idoso da SESA-PR.

Patrícia de Jesus Capelo da Fonseca - Enfermeira graduada pela UFPR, Especialista em Gestão Pública da Saúde (IFPR), Gestão em Serviços de Saúde (FAE) e Cuidados a Pacientes Críticos (PUC) e Chefe da Divisão de Vigilância Sanitária em Serviços da SESA.

Público:

Membro e servidores do MPPR.

Parceria:

Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência. 

Certificado:

Os certificados serão disponibilizados àqueles que obtiverem no mínimo frequência de  80% no encontro.

Serviço:

Data: quarta-feira, 23 de junho de 2021.

Horário: 10h.

 

Link de inscrição

O link para a sala virtual será encaminhado para o endereço de e-mail da inscrição e não poderá ser compartilhado. É obrigatório o uso do e-mail institucional (o mesmo utilizado na inscrição) para acessar a sala e para fins de certificação. 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem