• Escola Superior do MPPR

Notícias

21/09/2021

[LIVE] Assédio moral ou sexual e discriminação no ambiente de trabalho

Para tratar sobre a importância do enfrentamento e da prevenção contra o assédio moral, sexual e discriminação no ambiente profissional, inclusive na Administração Pública, a Escola Superior do MPPR, com o apoio do Núcleo de Prevenção e Assédio Moral e Sexual e à Discriminação (NUPAD), realiza live no dia 29 de setembro, às 14h.

Nesse encontro, a discriminação e o assédio, seja ele moral, verbal, virtual, psicológico ou sexual, serão discutidos a partir de um enfoque psicológico e psicanalítico. Também serão abordadas possibilidades de atendimento dentro do Ministério Público e a autocomposição como meio dialógico de tratamento de conflitos e promoção da melhoria do ambiente de trabalho. 

Convidados

Willian Mac-Cormick Maron - Psicólogo e psicanalista, mestre e doutor em filosofia pela PUCPR, onde atua na linha de pesquisa "filosofia da psicanálise”. Coordenador do curso de pós-graduação em psicologia clínica e professor titular da Universidade Tuiuti do Paraná. Autor do livro “Do que é feito um líder?  Uma leitura psicanalítica das coletividades e suas identificações” (2016, Ed. Juruá) e co-autor dos livros “Filosofia, Religião e Psicanálise” (2017, Ed. Prismas),  “Amor, Desejo e Gozo” (2017, Ed. CALLIGRAPHIE), “Por que nos identificamos?” (2018, Ed. CRV); “Ontologia, Política e Psicanálise” (2018, editora Phi), "Relendo o Mal-Estar da Civilização: Interlocuções entre direito, filosofia e psicanálise”, pela Editora Tirant lo Blanch, 2020 e "Psicanálise e trabalho: Retratos do contemporâneo", do Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul, 2020.

Miriam de Freitas Santos - Procuradora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação - NUPAD do MPPR. 

Willian Lira de Souza - Promotor de Justiça, mestre em Direito Processual pela Universidade Paranaense. Foi professor da FEMPAR e da EMATRA-9 e possui publicações na área de direito processual. Atua no Núcleo de Prática e Incentivo à Autocomposição (Nupia/MPPR) e no Núcleo de Assessoramento da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional (Subplan).

Ana Carolina Pinto Franceschi - Promotora de Justiça atuante no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos. Coordenadora do Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero e membra do Núcleo de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação - NUPAD do MPPR.

Denise Ratmann Arruda Colin - Assistente social e diretora do Departamento de Planejamento e Gestão da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional (DPG/SubPlan).

Patrícia dos Santos Lages Prata Lima  - Psicóloga, servidora lotada no Centro de Apoio Técnico à Execução - Caex .

Luciana Cleto Pederneiras - Auxiliar técnica, servidora do MPPR.

Público

Integrantes do MP brasileiro e comunidade.

Parceria

Núcleo de Prevenção e Assédio Moral e Sexual e à Discriminação (NUPAD)

Anote na agenda

Data: quarta-feira, 29 de setembro de 2021.

Horário: das 14h às 16h.

Acesso à transmissão

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem