• Escola Superior do MPPR

Notícias

28/09/2021

[LIVE] Mata Atlântica em Pé: resultados da operação e desafios para preservação do bioma

Para discutir os principais avanços, resultados e desafios da operação nacional Mata Atlântica 2021, a Escola Superior do MPPR, em parceria com o Centro de Apoio das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo, Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente - ABRAMPA, MapBiomas e Fundação SOS Mata Atlântica, promove live no dia 30 de setembro, às 15h.

Serão apresentados e debatidos os resultados da Operação Nacional Mata Atlântica em Pé 2021, com objetivo de avaliar avanços e discutir estratégias institucionais para o combate ao incremento dos índices de desmatamento do bioma. Dentre os temas a serem abordados, estão o Projeto Mata Atlântica em Pé, a utilização de tecnologia de georreferenciamento para o combate ao desmatamento, a análise das principais causas da continuidade do desmatamento, as dificuldades enfrentadas na fiscalização e as possíveis articulações para auxiliar na prevenção e inibição de novos ilícitos.

A relevância da preservação do bioma Mata Atlântica vai além da significativa biodiversidade a ser conservada, cerca de 170 milhões de pessoas vivem na abrangência do bioma Mata Atlântica e dependem de seus serviços ambientais.

Convidados

Alexandre Gaio - Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado do Paraná, atualmente em exercício no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (CAOP-MAHU) e na Coordenação do  Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (GAEMA), Regional Curitiba.

Cristina Seixas Graça - Promotora de Justiça no Ministério Público do Estado da Bahia. Presidenta da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente.

Mário Mantovani - Diretor da Fundação SOS Mata Atlântica. 

Marcos Rosa - Coordenador Técnico do Projeto MapBiomas.

Público

Integrantes do MP brasileiro, Órgãos Públicos Ambientais, Polícias Ambientais e Florestais, Associações da Sociedade Civil com atuação na proteção ao meio ambiente, representantes da imprensa e comunidade.

Parceiros

  • Centro de Apoio das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo
  • Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente - ABRAMPA
  • MapBiomas
  • Fundação SOS Mata Atlântica

Anote na agenda

Data: quinta-feira, 30 de setembro 

Horário: 15h às 17h

Acesso à transmissão

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem