Escola Superior - Notícias

24/02/2022

Gravação de lives disponíveis no YouTube - Confira as mais acessadas de 2021

O Ministério Público do Paraná, por meio da Escola Superior, realizou, durante o ano de 2021, 229 eventos on-line voltados para a formação e o aperfeiçoamento profissional de integrantes do MP brasileiro e da população em geral. A  gravação dos conteúdos – cursos, treinamentos, palestras, debates, encontros de grupos de estudos e de pesquisas – estão disponíveis no canal da Escola no YouTube para que os interessados possam ver ou rever as transmissões.

No último ano, os eventos abordaram temas relacionados a todas as áreas de atuação do MPPR, com destaque para discussões envolvendo direitos humanos, patrimônio público, meio ambiente, gestão e planejamento, inovação e direitos das crianças e dos adolescentes. Os vídeos publicados no canal em 2021 registraram o total de 112.886 visualizações, e os mais acessados foram: a sequência de três lives intitulada “Nova Lei de Improbidade Administrativa”, os minicursos “Controle de Convencionalidade pelo Ministério Público” e “Socioeducação em meio aberto: desafios e possibilidades”, a live de lançamento do projeto "Água para o Futuro" na Região Metropolitana de Curitiba, o debate "Efetividade da execução de alimentos" e a live "Direito fundamental ao registro de nascimento e acesso à documentação básica".

Acesse o canal da Escola Superior no YouTube

“Temos uma demanda considerável de pessoas que nos solicitam os vídeos de eventos já realizados, pedidos que inclusive aumentaram neste período de pandemia. Por isso mantemos o canal no YouTube sempre atualizado para que todos possam acessar o material que desejam a qualquer momento”, afirma o coordenador da Escola Superior do MPPR, Eduardo Cambi. Sobre os eventos on-line, Cambi destaca que o ano de 2021, diante dos desafios impostos pela Covid-19, proporcionou novas possibilidades de ensino, pesquisa e extensão em um formato colaborativo e remoto. “Nesse contexto, a Escola Superior buscou parcerias e novas tendências tecnológicas, visando oportunizar experiências de aprendizagem. Esse foi o nosso maior compromisso”, ressalta.

No canal da página da Escola Superior no YouTube também estão disponíveis as webséries “Lei de Abuso de Autoridade” e “ 30 Anos do ECA”, o podcast “Julgados e Comentados” (que trata das principais decisões tomadas por tribunais de todo o país e cortes internacionais sob a ótica do Ministério Público), a trilha sobre direitos humanos e eventos realizados em parceria com o Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil e com a Escola Nacional do Ministério Público.

Vídeos mais acessados

Nova Lei de Improbidade Administrativa: sequência de três lives realizadas com expoentes do direito brasileiro sobre as modificações ocorridas na nova Lei de Improbidade Administrativa.

Controle de Convencionalidade pelo Ministério Público: minicurso de três dias sobre o controle de convencionalidade, considerando a normatividade do Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos, seus aspectos éticos e sociais, os critérios de interpretação, bem como as premissas teórico-normativas.

Socioeducação em meio aberto: desafios e possibilidades: minicurso de cinco encontros realizados com o objetivo de sensibilizar os participantes para a superação de desafios relacionados ao tema. As práticas restaurativas na socioeducação também foram pauta do evento.

Água para o Futuro: lançamento do projeto "Água para o Futuro" na Região Metropolitana de Curitiba, que permite o intercâmbio de informações técnico-científicas ao identificar,  monitorar, preservar e recuperar as nascentes urbanas e de expansão urbana, além das Áreas de Preservação Permanente localizadas no Núcleo Urbano Central da Região Metropolitana de Curitiba.

Efetividade da execução de alimentos: debate realizado para discutir alternativas para ampliar a efetividade das execuções de alimentos. Foram abordados temas como medidas atípicas, impactos da pandemia, medidas para descobrimento de rendas e bens do executado, intimação por meios eletrônicos e acordos.

Direito fundamental ao registro de nascimento e acesso à documentação básica: live que abordou o sub-registro de nascimento e acesso à documentação básica no Brasil, direitos fundamentais que carecem de efetividade, principalmente em relação às populações mais vulneráveis.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem