• Escola Superior do MPPR

Escola Superior - Notícias

18/05/2022

AULA MAGNA: Técnicas especiais de investigação: o dever de investigar e os desafios da sociedade da informação

Evento restrito aos participantes do curso.

 

A Escola Superior do MPPR promoveu “Aula Magna” sobre o tema “Técnicas especiais de investigação: o dever de investigar e os desafios da sociedade da informação”, no dia 20 de maio, com o Procurador Regional da República Vladimir Aras, especialistas de renome nacional na área. A live oficializou a abertura do curso de extensãoTrabalho de Inteligência e Investigação no MP”, voltado aos membros e servidores do MP brasileiro. 

O encontro presencial foi transmitido ao vivo da Sala do Plenário do Bloco II do Ministério Público do Estado do Paraná - MPPR (Rua Marechal Hermes, 820, 6º andar, Centro Cívico, Curitiba/PR).

Convidado

Vladimir Aras  - Procurador Regional da República, graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador, mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco, tem MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas e é doutorando em Direito pelo Centro Universitário de Brasília  - UNICEUB. Aras é professor-assistente de Direito Processual Penal da Universidade Federal da Bahia; professor da pós-graduação em Direito do IDP e da Escola Paulista de Direito e docente da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Vladimir Aras é membro do MP brasileiro desde 1993. Atualmente no cargo de procurador regional da República, em Brasília, foi secretário de cooperação internacional da Procuradoria-Geral da República (2013-2017), membro do Grupo de Cibercrimes da Câmara Criminal do MPF e membro do Grupo de Trabalho sobre Empresas e Direitos Humanos da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão - PFDC. É editor do site jurídico www.vladimiraras.blog.

Abertura do evento 

O procurador-geral de Justiça do MPPR, Gilberto Giacoia, realizou a abertura do curso com a participação do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Mauro Sérgio Rocha; da subprocuradora-geral para Assuntos de Planejamento Institucional e coordenadora do Núcleo de Prática e Incentivo à Autocomposição, Samia Saad Gallotti Bonavides; do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, José Deliberador Neto;  da corregedora-geral, Rosângela Gaspari; do coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais, do Júri e de Execuções Penais; do coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público e à Ordem Tributária, Maurício Kalache; do coordenador do Centro de Apoio Técnico à Execução, Bruno Sérgio Galati; do coordenador estadual do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - Gaeco, Leonir Batisti; além do presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, André Tiago Pasternak Glitz; do presidente da fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná, Alberto Vellozo Machado; bem como do coordenador de pesquisa da ENAMP e dirigente do CEAF do MPES, Hermes Zaneti Jr.

O curso de extensão Trabalho de Inteligência e Investigação no MP” abordará casos concretos, aspectos teóricos, as dificuldades práticas, as ferramentas, as estratégias e as técnicas de investigação, procurando sempre observar uma abordagem articulada entre áreas transversais no tema investigatório, além de se ater para a importância da atuação integrada com outras agências que venha a ser necessária. Saiba mais sobre o curso.

Público

Membros do MP brasileiro e servidores do MP brasileiro que atuam na área, indicados por membro das respectivas instituições. 

Parceria

  • Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Proteção ao Patrimônio Público e à Ordem Tributária
  • Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) Criminais, do Júri e de Execuções Penais
  • Centro de Apoio Técnico à Execução - CAEx
  • Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - Gaeco

Apoio

  • Associação Paranaense do Ministério Público - APMP
  • Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná- FEMPAR
  • Colégio de Diretores de Escolas dos Ministério Público do Brasil - CDEMP
  • Escola Nacional do Ministério Público - ENAMP

Forma de participação na Aula Magna 

O encontro presencial foi transmitido ao vivo da Sala do Plenário do Bloco II do Ministério Público do Estado do Paraná - MPPR (Rua Marechal Hermes, 820, 6º andar, Centro Cívico, Curitiba/PR).

- Resolução de autorização do PGJ para participação dos membros do MPPR. 

- Portaria de autorização da SUBADM para participação dos servidores do MPPR.

Data:  20 de maio de 2022

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem