• Escola Superior do MPPR

Notícias

23/05/2022

[LIVE] Matriz energética brasileira: diversificação, desafios e possibilidades

Para discutir os desafios e as possibilidades de ordem da soberania energética e de cunho socioambiental com relação à diversificação da matriz energética brasileira, bem como para uma análise retrospectiva dos acertos e equívocos da política energética brasileira nos últimos 40 anos, a Escola Superior do MPPR, em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo, realiza live no dia 31 de maio, às 10h.

Propõe-se esse tema relevante diante do panorama nacional de insegurança hídrica enfrentada pelo País nos últimos anos, da dependência, para produção de energia elétrica, das fontes hidrelétricas, e, portanto, da baixa diversificação da matriz energética brasileira, além das investidas tendentes à privatização da Eletrobrás e dos conflitos e dos impactos socioambientais relacionados à produção de energia.

Convidados

Virginia Parente - Possui Pós-Doutorado em Energia pela USP (2003), Doutorado em Finanças e Economia pela FGV-SP (1999) com Intercâmbio na Universidade de Nova York (1997), e Mestrado em Administração pela UFBa (1988). Graduou-se em Economia pela Universidade de Brasília (1983). Em 2005, ingressou como Professora Doutora do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo - IEE/USP, atuando no Programa de Pós-Graduação em Energia e, também, nas Graduações da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade - FEA e da  Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Poli/USP. Foi membro do Conselho de Administração da Eletrobras; presidente do Comitê Estratégico em Energia da Câmara Americana de Comércio para o Brasil - Amcham; e diretora da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético, tendo sido responsável pela Revista Brasileira de Energia. Desde 2013 é Vice-Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Política e Regulação de Emissões de Carbono - NUPPREC. Adicionalmente, atua como consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP e como membro do Conselho de Administração da Companhia Hidrelétrica do São Francisco - Chesf e da Associação Nacional dos Consumidores de Energia (ANACE-Brasil). Vem desenvolvendo atividades com ênfase em Planejamento Estratégico e Governança Corporativa aplicados à Energia e ao Meio Ambiente. Entre seus temas de interesse destacam-se: Regulação e Política Tarifária; Políticas Públicas e Mudanças Climáticas; Mediação e Arbitragem; e Gestão de Risco. 

Mauricio Uriona Maldonado - Professor Adjunto no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC e docente do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da mesma instituição. Foi professor visitante em diferentes instituições com destaque à Universität Bremen (Alemanha), University of Tampere (Finlândia), Universidad Autonoma de Madrid (Espanha) e participou de cursos de atualização no Massachussetts Institute of Technology (EUA) e na University of Tampere (Finlândia). Formado em Engenharia Industrial pela Escuela Militar de Ingenieria (Bolívia) com Mestrado e PhD em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. No Doutorado teve co-orientação pela Duke University (EUA).

Mediação

Leandro Garcia de Algarte Assunção - Promotor de Justiça coordenador do Núcleo de Recursos Hídricos do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo

Público

Integrantes do MP brasileiro e comunidade.

Parceria

Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo

Forma de participação

À distância. A proposta será de forma síncrona (ao vivo).

Certificado

Para o registro da participação será disponibilizado um formulário de declaração de  frequência, no chat da live, durante a sua realização. 

Após o encerramento da live, não serão aceitos respostas pelo formulário, nem pedidos de declaração de frequência.

A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Paraná encaminhará, por e-mail, os certificados.

Anote na agenda

Data: 31 de maio de 2022
Horário: das 10h às 12h.

Link de transmissão

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem