• Escola Superior do MPPR

Destaques

10/05/2022

Assista à gravação do Seminário Vozes africanas no Paraná

No dia 25 de maio é comemorado o Dia da África, data em que se celebram as lutas pela independência do continente africano e pelo fim do regime do Apartheid.

Em alusão a essa importante data, o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) realizou no dia 27 de maio um evento presencial, com transmissão online, para ouvir integrantes do Projeto África em Curitiba - promovido pela Associação dos africanos em Curitiba (BOMOKO) -, que tem por objetivo divulgar os valores culturais plurais e a história do continente africano e estreitar a relação de confiança entre africanos e brasileiros no Estado do Paraná. O seminário, promovido pelo Núcleo de Promoção de Igualdade Racial – NUPIER - e pelo Centro de Apoio de Direitos Humanos - CAOPJDH -, também oportunizará debates sobre a situação atual dos migrantes negros no Estado do Paraná.

O MPPR tem o dever funcional de atuar em prol da erradicação total e incondicional da xenofobia e do racismo, promovendo acolhida humanitária e inclusão social aos migrantes que estejam em território paranaense. Para isso, é necessário empreender diálogo social sobre esses temas com participação cidadã de migrantes e refugiados, nos termos da Lei de Migração. Nesse mesmo sentido, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), alterada pelas Leis nº 11.645/2008 e nº 10.639/2003, preconiza a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira. Já o Estatuto da Igualdade Racial, no seu art. 10, determina o "desenvolvimento de campanhas educativas, para que a solidariedade aos membros da população negra faça parte da cultura de toda a sociedade".

Convidados

Leovigildo Manoel é Angolano residente no Brasil há mais de 07 anos. Formado em Análise de Sistemas e pós graduado em App Development pela PUC-PR. É analista programador, empresário e co-fundador da Startup Nuvens Corporation.

Amanda Kissua é Angolana residente no Brasil. Especialista em programação neurolinguística para facilitar o aprendizado e tem trabalhado com mulheres empreendedoras emotivas na construção de sua base emocional.

Teddy Tchogninou é empreendedor beninense no mercado brasileiro, africano e europeu. Especialista em Business Design. 

Russel Carilia é haitiano e já trabalhou em diferentes instituições nas áreas de Marketing, Finanças, e Administração em geral. É economista, técnico em eletromecânica e estudante em Administração na UFPR. É co-autor do livro digital “Narrativas: Exílios e Encontros”. 

Grace Muwawa é graduado em Estudos Superiores em Direito pela Universidade de Kinshasa na República Democrática do Congo. Chefe de Obras da Faculdade de Direito e Advogado no Tribunal de Recurso e membro da OVK Lawfirm. É especialista internacional em direito do trabalho do World Justice Project, consultor jurídico do Actualité.cd, secretário do comitê científico e editor-chefe da Revista Jurídica “Doctrine et Jurisprudence”. É autor de várias publicações científicas nas áreas de direito empresarial e contencioso, direito do trabalho, direito societário, direito constitucional e administrativo e direito judicial. Sua prática contenciosa, representa e assiste clientes em diversos processos perante os Tribunais da República Democrática do Congo. Facilitador e formador em Direito do Trabalho e Direito OHADA (Organização para a Harmonização do Direito Empresarial em África). É doutorando em direito na Universidade de Kinshasa na área de Direito do Trabalho.

Público

Integrantes do MP brasileiro e comunidade.

Parceria

  • Núcleo de Promoção a Igualdade Racial – Nupier MPPR

Anote na agenda

Data: 27/05/2022

Hora: 18:00h

Local: MPPR - Marechal Hermes, 820 - Auditório Térreo - Bloco II.

 

Para assistir à transmissão, CLIQUE AQUI.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem