• Escola Superior do MPPR

Notícias

15/06/2022

[LIVE] Política de atendimento ao idoso

No dia 24 de junho, às 9h30, será realizada live para tratar da temática “Política de Atendimento ao Idoso”, em que serão debatidas questões atuais, de suma importância para guiar a atuação dos Promotores de Justiça e servidores do Ministério Público vinculados aos órgãos de execução com atribuições na área e também para o conhecimento da comunidade em geral.  

O Ministério Público possui relevante papel na defesa dos direitos dos idosos, mas é necessário que a sociedade também permaneça vigilante, auxiliando a coibir a negligência, a discriminação, a violência e a crueldade que comumente atinge os mais vulneráveis.

O encontro, promovido pela Escola Superior, em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência do MPPR, contará com a participação de profissionais especializados e representantes de órgãos governamentais, para que seja possível abordar variadas facetas da Política de Atenção ao Idoso. 

A procuradora de Justiça e coordenadora do CAOPIPCD, Rosana Beraldi Bevervanço, tratará dos aspectos globais e relevantes que envolvem a Política de Atendimento e a atuação do Ministério Público; o médico e professor da UFMG, Edgar Nunes de Moraes, de questões afetas ao adequado atendimento a esse público; a médica e assessora técnica da Divisão de Atenção à Saúde do Idoso da SESA-PR, Adriane Miró, das boas práticas nos serviços de atendimento às pessoas idosas; e a presidente do CEDI-PR e chefe do Departamento de Políticas para o Idoso da SEJUF, Adriana Santos, das peculiaridades relacionadas aos programas e ações disponíveis no âmbito da Política Estadual do Idoso no Paraná.

Convidados

Rosana Beraldi Bevervanço  - Procuradora de Justiça.  Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência

Edgar Nunes de Moraes - Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) na área de Saúde do Idoso. 

Adriane Miró Vianna Benke Pereira - Médica, especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica e em Geriatria e Gerontologia pela PUC-RS. Mestre em Gerontologia Biomédica pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUC-RS. Especialista em Gestão de Serviços para Idosos pela Organização Pan-Americana de Saúde e Academia Latino-Americana de Medicina del Adulto Mayor. Fundadora do Ambulatório de Saúde do Idoso do Hospital de Clínicas-UFPR. Assessora técnica da Divisão de Atenção à Saúde do Idoso da SESA-PR.

Adriana Oliveira - Chefe do Departamento de Políticas para o Idoso da SEJUF. Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso – CEDI/PR. Pedagoga, mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento. Especialista em Gerontologia e Gestão Pública, com  ênfase em Direitos Humanos. 

Mediação

Melissa Cachoni Rodrigues - Promotora de Justiça atuante Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

Tradutores de libras: Sandro José Batista e Rogério Alves Assunção Filho

Público

Integrantes do MP brasileiro e comunidade.

Parceria

Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência

Forma de participação

À distância. A proposta será de forma síncrona (ao vivo).

Certificado

Para o registro da participação será disponibilizado um formulário de declaração de  frequência, no chat da live, durante a sua realização. 

Após o encerramento da live, não serão aceitos respostas pelo formulário, nem pedidos de declaração de frequência.

A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Paraná encaminhará, por e-mail, os certificados.

Anote na agenda

Data: 24 de junho

Horário: das 9h30 às 12h

Link de transmissão

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem