Escola Superior - Notícias

12/08/2022

[LIVE] Escassez de água e crises migratórias

O Estado do Paraná ainda enfrenta os efeitos da estiagem prolongada, entre os anos de 2019 e 2022, a qual provocou uma crise hídrica com impactos inclusive sobre o abastecimento público. Diante deste contexto, premente à necessidade do Ministério Público de voltar sua atenção para a questão da escassez hídrica, pretende-se discutir a atuação do MP frente aos conflitos socioambientais decorrentes da escassez de água e seus possíveis impactos na mobilidade humana, tanto a nível regional, quanto pensando a internacionalização do fenômeno e o surgimento da categoria de refugiados climáticos.

A ação será desenvolvida pela Escola Superior do MPPR, em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo, realiza live no dia 30 de agosto, às 10h

Convidadas

Angela Maria Cavalcanti Ramalho - Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1984). Mestre em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (1997). Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2011). Professora Efetiva da Universidade Estadual da Paraíba lotada no Departamento de Ciências Sociais, Professora Permanente do Mestrado em Desenvolvimento Regional (UEPB). Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - UEPB. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (UFCG). Professora Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Políticas e Desenvolvimento Regional (CNPq-UEPB). Coordenadora do Centro de Pesquisa em Desenvolvimento Regional, Big Data e Geoprocessamento (Fapesp/UEPB). Avaliadora de artigos da Revista Sociedade & Natureza da Universidade Federal de Uberlândia. Revisora de texto da Revista Eletrônica da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Desenvolve Pesquisa na área: cenários e conflitos pelo acesso a água, desenvolvimento Local Sustentável, matrizes energéticas renováveis.

Priscila Caneparo dos Anjos - Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito (Ambra University). Professora do Programa de Pós-Graduação em Governança, Tecnologia e Inovação (Universidade Católica de Brasília). Professora dos cursos de Direito e Relações Internacionais (UNICURITIBA e Universidade Católica de Brasília). Coordenadora da Clínica de Direito Internacional (UNICURITIBA). Professora da Escola da Magistratura do Paraná). Doutora em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015).Mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Especialista em Direito Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009).Membro da Comissão de Direito Internacional da OAB/PR, desde 2008. Membro e parecerista da Academia Brasileira de Direito Internacional. Delegada da diplomacia civil para a Organização Mundial do Comércio e para o Conselho Econômico e Social (Organização das Nações Unidas). Autora de livros. Possui experiência em foros internacionais. Advogada.

Mediação

Leandro Garcia de Algarte Assunção - Promotor de Justiça coordenador do Núcleo de Recursos Hídricos do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo

Público

Integrantes do MP brasileiro e comunidade.

Trilha

Políticas Públicas Setoriais e o MP.

Parceria

Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo.

Forma de participação

À distância. A proposta será de forma síncrona (ao vivo).

Certificado

Para o registro da participação será disponibilizado um formulário de declaração de  frequência, no chat da live, durante a sua realização. 

Após o encerramento da live, não serão aceitos respostas pelo formulário, nem pedidos de declaração de frequência.

A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Paraná encaminhará, por e-mail, os certificados.

Anote na agenda

Data: 30 de agosto de 2022

Horário: das 10h às 12h

Link de transmissão

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem