• Escola Superior do MPPR

Escola Superior - Destaques

22/09/2022

[LIVE] Mata Atlântica em Pé 2022: resultados da operação e desafios para a preservação da biodiversidade

Para discutir os principais desafios para a conservação e incremento da biodiversidade do bioma Mata Atlântica, a Escola Superior do MPPR, em parceria com o Centro de Apoio das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo, a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente - ABRAMPA, a Plataforma MapBiomas e a Fundação SOS Mata Atlântica, promovem live no dia 30 de setembro, às 11h.

O objetivo do evento será debater e avaliar os avanços e discutir as estratégias institucionais para o combate ao desmatamento do bioma a partir da apresentação dos resultados da Operação Nacional Mata Atlântica em Pé - Edição 2022, força-tarefa de combate ao desmatamento clandestino, realizada simultaneamente entre os dias 19 e 30 de setembro de 2022, pelos Ministérios Públicos dos 17 estados da federação que comportam o bioma Mata Atlântica, sob coordenação do MP-PR.

Dentre os temas a serem abordados, estão: o Projeto Institucional Mata Atlântica em Pé; as dificuldades enfrentadas na fiscalização e os mecanismos e possíveis articulações para auxiliar na prevenção e inibição de novos ilícitos;  a utilização de tecnologia de georreferenciamento e imageamento via satélite e a possibilidade de fiscalização remota de áreas desmatadas.

A relevância da preservação do bioma Mata Atlântica vai além da significativa biodiversidade a ser conservada. Cerca de 170 milhões de pessoas vivem na abrangência do bioma Mata Atlântica e dependem de seus serviços ambientais, dentre as quais, destaca-se a população do estado do Paraná, o qual tem seu território abrangido pelo bioma .

Convidados

Carlos Eduardo Ferreira Pinto - Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado de Minas Gerais Paraná,  coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente – CAOMA do MPMG. É membro colaborador da Comissão do Meio Ambiente do CNMP, e diretor da ABRAMPA.

Marcia Hirota - Diretora Executiva da Fundação SOS Mata Atlântica .É ambientalista, especialista e mestre em administração de sistemas de informação. Desde 1994 coordena o Atlas da Mata Atlântica, monitoramento do bioma realizado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). É supervisora dos programas de restauração da floresta, valorização dos parques e reservas e proteção do mar dentro da ONG e responsável pelo conteúdo institucional. 

Tasso Azevedo - Engenheiro florestal formado pela Universidade de São Paulo e pesquisador associado do Brazil-Lab na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Azevedo foi Diretor Geral do Serviço Florestal Brasileiro e Diretor Executivo do Imaflora. Atualmente, lidera o MapBiomas e é Coordenador Geral do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (SEEG).

Mediação

Alexandre Gaio - Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado do Paraná, atualmente em exercício no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (CAOP-MAHU) e na Coordenação do  Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (GAEMA), Regional Curitiba. É presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público Ambiental (ABRAMPA).

Público

Integrantes do MP brasileiro, Órgãos Públicos Ambientais, Polícias Ambientais e Florestais, Associações da Sociedade Civil com atuação na proteção ao meio ambiente, representantes da imprensa e comunidade. 

Trilha

Políticas Públicas Setoriais e o MP.

Parceiros

  • Centro de Apoio das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo
  • Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente - ABRAMPA
  • MapBiomas Brasil
  • Fundação SOS Mata Atlântica

Forma de participação

À distância. A proposta será de forma síncrona (ao vivo).

Certificado

Para o registro da participação será disponibilizado um formulário de declaração de  frequência, no chat da live, durante a sua realização. 

Após o encerramento da live, não serão aceitos respostas pelo formulário, nem pedidos de declaração de frequência.

A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Paraná encaminhará, por e-mail, os certificados.

Anote na agenda

Data: 30 de setembro de 2022

Horário: das 11h às 12h

Link de transmissão

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem