Escola Superior - Destaques
14/10/2022
[OFICINA] Uso do Sicap-Promotor para fiscalizar a prestação de contas das fundações
Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a utilização do “Sistema de Cadastro e Prestação de Contas - SICAP Promotor”, principalmente no que diz respeito à conferência das informações necessárias no recebimento das prestações de contas, antes do envio do procedimento à auditoria, a Escola Superior do MPPR, em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis, Falimentares, de Liquidações Extrajudiciais, das Fundações e do Terceiro Setor e o Centro de Apoio Técnico à Execução, realiza oficina no dia 24 de outubro, às 9h.
O encontro é voltado às promotorias de Justiça com atuação na matéria de fundações e pretende aprimorar o exercício do velamento pelo MPPR, tendo em vista que o manejo do SICAP Promotor e a verificação adequada das informações entregues nas prestações de contas viabiliza manutenção do cadastro das fundações das comarcas de forma completa e confiável, bem como a emissão de opinião técnica conclusiva, célere e com o menor risco de auditoria possível. Saiba mais e inscreva-se!
Conteúdo programático
- SICAP Promotor e suas funcionalidades básicas;
- Aspectos essenciais das prestações de contas de fundações;
- Dados cadastrais e outros importantes para a curadoria de fundações;
- Análise técnica de auditoria;
- Check-list;
- Importância da verificação no ato de recebimento das prestações de contas;
- Prevenção do retrabalho nas unidades envolvidas na análise das prestações de contas;
- Trâmite dos procedimentos, prescrição de direitos e a Resolução PGJ nº 2434/2002.
Roteiro de verificação - Para facilitar e orientar os trabalhos de verificação da completude das prestações de contas apresentadas, será exposto um check-list consistente com o roteiro de verificação dos dados essenciais elaborado anualmente e disponibilizado concomitantemente com as novas versões do SICAP.
Convidados
Terezinha de Jesus de Souza Signorini - Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Cíveis, Falimentares, de Liquidações Extrajudiciais, das Fundações e do Terceiro Setor.
Joelson Luis Pereira - Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, Chefe do Núcleo de Apoio Técnico Especializado - NATE/CAEx.
Mário Augusto J. Zamataro - Auditor do Ministério Público do Estado do Paraná lotado no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis, Falimentares, de Liquidações Extrajudiciais, das Fundações e do Terceiro Setor (Caop CFTS).
Zaira Carvalho Cornélio Braga - Auditora do Ministério Público do Estado do Paraná lotada na Unidade de Contabilidade, Administração e Economia (Ucae) do Núcleo de Apoio Técnico Especializado do Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEx).
Mediação
Samantha Karin Muniz - Assessora Jurídica lotada no Centro de Apoio Operacional das Promotorias Cíveis, Falimentares, de Liquidações Extrajudiciais, das Fundações e do Terceiro Setor.
Público
Membros, servidores e estagiários do MPPR que atuam nas promotorias de Justiça com atribuição na matéria de fundações, bem como integrantes do MP brasileiro.
Trilha
Gestão de Promotorias e Procuradorias.
Parceria
- Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis, Falimentares, de Liquidações Extrajudiciais, das Fundações e do Terceiro Setor (Caop CFTS).
- Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEx).
Forma de participação
À distância. A proposta será de forma síncrona (ao vivo).
Certificado
A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Paraná encaminhará, por e-mail, os certificados àqueles que obtiverem no mínimo frequência de 75% na oficina.
Anote na agenda
Data: 24 de outubro de 2022.
Horário: das 9h às 12h.
-
Compartilhe: