Escola Superior - Notícias
24/10/2022
[Oficina] Metodologias de ensino jurídico no contexto do MP
A necessidade de uma constante atualização profissional e o estímulo para a busca de uma qualificada formação continuada são desafios permanentes para o profissional de Direito. A velocidade de transformação legislativa, tecnológica e jurisprudencial colocam em xeque os modelos tradicionais de ensino-aprendizagem exigindo de estudantes e profissionais uma constante adaptação cognitiva e metodológica.
O ensino meramente expositivo já não goza de tanta credibilidade como no passado. Um estímulo à formação docente se torna cada vez mais necessária ao professor de direito, atividade que ocorre muitas vezes como segunda profissão. A mudança de foco propõe que o aluno seja mais protagonista no processo de formação, o que pode ser estimulado através dos métodos de ensino participativo. O conhecimento destes métodos e suas possibilidades de execução são a proposta de oferta desta oficina. Como aplicar processos de ensino mais interativos, voltados à prática profissional, e estimular uma aprendizagem laboral mais autônoma, com especial atenção às práticas próprias ao Direito no ambiente do Ministério Público.
Para promover esta discussão, a Escola Superior do MPPR promove oficina nos dias 18 e 25 de outubro.
Convidado
José Garcez Ghirardi é professor da Fundação Getúlio Vargas - FGV, nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito. Pós-doutorado no Collège de France (2017), Chaire État Social et mondialisation, com bolsa FAPESP, e na UNICAMP . Mestre e doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo. Foi membro da Comissão de Especialistas da Secretaria de Educação Superior do MEC para a área de Direito. Coordenador do projeto CAPES-Print/FGV "O Direito na Era Digital". Coordenador do Observatório do Ensino do Direito da FGV Direito SP e membro do Conselho Acadêmico do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP. Adjunct Faculty da Gonzaga Law School (WA/EUA), onde lecionou os cursos Jurisprudence and the Arts (2010) e Political Economy of Law and Development (2013). Foi pesquisador visitante na Wayne State University (Detroit-MI, EUA), com bolsa concedida pelo CNPq.
Público
Membros e servidores do MP que atuam como docentes.
Forma de participação
À distância. A proposta será de forma síncrona (ao vivo).
Certificado
A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Paraná encaminhará, por e-mail, os certificados àqueles que obtiverem no mínimo frequência de 75% na oficina.
Anote na agenda
Data: 18 de outubro (terça-feira) e 25 de outubro (terça-feira)
Horário: 9h às 12h
Atenção: Vagas limitadas!
-
Compartilhe: