Escola Superior - Notícias
28/10/2022
[LIVE] Direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais e a Resolução 230/2021
O evento busca disseminar o conhecimento sobre a Resolução n.º 230/2021 do Conselho Nacional no Ministerio Público, que disciplina a atuação de todo o Ministério Público Brasileiro junto aos povos e comunidades tradicionais, destacando os seus principais pontos, com ênfase na legislação internacional e sistema constitucional sobre os direitos dos povos e comunidades tradicionais, nas diretrizes para o atendimento dos povos e comunidades tradicionais nas unidades das Instituições Ministeriais, no direito à autoidentificação dos povos e comunidades tradicionais, no diálogo intercultural e povos e comunidades tradicionais, no monitoramento de políticas públicas voltadas aos povos e comunidades tradicionais e no direito à participação e direito à consulta prévia, livre e informada.
Abertura
Gilberto Giacoia - Procurador Geral de Justiça do MPPR.
Samia Saad Gallotti Bonavides - Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional e coordenadora-geral da Escola Superior do MPPR.
Olympio de Sá Sotto Maior Neto - Procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos - CAOPJDH, do MPPR.
Otavio Luiz Rodrigues Jr. - Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais - CDDF.
Mediação
Ana Carolina Pinto Franceschi - Promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais do CAOPJDH, do MPPR. Integrante do Grupo de Trabalho de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas e de Comunidades Tradicionais do CNMP.
Convidados
Julio José Araujo Junior - Mestre em Direito Público pela UERJ, Doutorando em Direito Público pela UERJ, Especialista em Política e Sociedade (IESP/UERJ)
Autor das obras “Direitos territoriais indígenas: uma interpretação intercultural” e "Ministério Público e Movimentos sociais: encontros e desencontros". Procurador da República no Estado do Rio de Janeiro - Procurador Regional dos Direitos do Cidadão Adjunto, Coordenador do GT Povos e Comunidades Tradicionais do CNMP
Marcia Brandão Zollinger - Procuradora da República do Ministério Público Federal no Distrito Federal. É mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná.
Claudia de Pinho - Coordenadora da Rede de Comunidades Tradicionais Pantaneiras e ex - presidente do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais.
Público
Integrantes do MP brasileiro e comunidade.
Realização
Ministério Público do Estado do Paraná (Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais) e Grupo de Trabalho de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas e de Comunidades Tradicionais da CDDF, do Conselho Nacional do Ministério Público.
Forma de participação
À distância. A proposta será de forma síncrona (ao vivo).
Certificado
Para o registro da participação será disponibilizado um formulário de declaração de frequência, no chat da live, durante a sua realização.
Após o encerramento da live, não serão aceitos respostas pelo formulário, nem pedidos de declaração de frequência.
A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Paraná encaminhará, por e-mail, os certificados.
Anote na agenda
Data: 08 de novembro de 2022
Horário: das 10h às 11h30
-
Compartilhe: