• Escola Superior do MPPR

CidadanizArte - Educação e Cidadania

O MPPR iniciou no mês de abril o projeto “CidadanizArte - Educação e Cidadania”, voltado à promoção da educação para os direitos humanos, ao estabelecer um contato diferenciado com os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em regime fechado, a partir da construção de uma linguagem objetiva e acessível, com o auxílio das artes cênicas e da fotografia (resgate da autoestima e da identidade), bem como ao fortalecer o viés humanista e da responsabilidade social inerentes ao exercício da cidadania ativa e solidária.

A proposta, desenvolvida pelo CEAF, foi concebida em parceria com o CAOP da Criança e do Adolescente e da Educação, a Universidade Federal do Paraná - UFPR, via projetos de extensão do Curso de Direito, e a Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos - SEJU.

Serão realizadas apresentações de esquetes teatrais (cenas curtas) em oficinas com uma proposta lúdica, a partir da leitura da “Cartilha João Cidadão - Um Jeito simples de entender seus direitos” (http://www.cnmp.mp.br/joaocidadao/), desenvolvida pela Comissão de Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público, que busca contribuir com o desenvolvimento de uma cultura de Direitos Humanos por meio da difusão de conteúdo formativo e informativo sobre o exercício dos direitos fundamentais, a atuação do Ministério Público e o funcionamento do sistema de justiça.

O desenvolvimento do projeto conta, ainda, com a participação dos acadêmicos do curso de Direito da UFPR, propiciando um mútuo conhecimento de realidades. Trabalha, pois, as questões de cidadania e do sistema da lei, integrando jovens universitários que estudam o ordenamento jurídico com aqueles que estão em conflito com o sistema jurídico, a partir de uma visão humanista.

Em complemento, pretende-se realizar oficinas de fotografia, com intuito do resgate da autoestima e da identidade dos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Essas ações serão incrementadas com a participação de integrantes da Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP, os quais promoverão também oficinas com desenhos utilizados como linguagem de expressão.

Busca-se, por fim, oportunizar experiências positivas para um recomeço de vida desses jovens, por meio do Projeto “Jovem Aprendiz”, desenvolvido em parceria com o Ministério Público do Trabalho, com o oferecimento de condições de trabalho remunerado. A partir de seleção a ser realizada em parceria com as equipes multidisciplinares dos Censes, os adolescentes que progredirem para o regime de semiliberdade, poderão dar continuidade aos estudos e a qualificação, desenvolvendo-se como cidadãos e tendo experiência profissional no MPPR.

Parcerias

SUBPLAN
CAOP de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação
Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Estado do Paraná - SEJU
Universidade Federal do Paraná - UFPR
Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP
Cia Essencial Teatro
O projeto “Eu vejo flores”

Proposta Piloto – Cense Joana Miguel Richa

Preparatório

- 18 de abril: “Workshop Jogos Teatrais” - 1ª edição
- 24 de abril: reunião de alinhamento para implementação
- 09 de maio: oficina para discussão do tema “Direitos Humanos”
- Maio (data a ser definida): evento “Direitos Humanos em Debate: Projeto João Cidadão”

Intervenções no Cense/PR Joana Miguel Richa

- 19 e 26 de maio: “Workshop Jogos Teatrais” (2ª e 3ª edições) e a oficinas, com as esquetes teatrais
- 02, 09 e 16 de junho: roda de conversa, ensaio fotográfico, sala sensorial
- oficinas com desenhos utilizados como linguagem de expressão
- 23 de junho: encerramento, com entrega de certificados e apresentação dos resultados das oficinas (fotos, desenhos etc)

Projeto Cidadanizarte - fotos de Michele Bravos

 

Intervenções no Cense Fazenda Rio Grande

A partir do segundo semestre a proposta será realizada no Cense Fazenda Rio Grande, para aproximadamente 24 jovens internos.
Pretende-se ampliar a ação para as demais Unidades Centros de Socioeducação - Cense no Estado do Paraná.

Veja mais:

UFPR TV
Uma parceria do Núcleo de Práticas Jurídicas da UFPR com o Ministério Público do Estado do Paraná pretende ajudar jovens em situação de privação de liberdade. O objetivo do projeto é levar aos adolescente princípios de Direito por meio de atividades culturais.



Eventos relacionados

Direitos Humanos em Debate: Projeto João Cidadão, realizado dia 30 de maio de 2017, em Curitiba. Clique aqui.

03/05/2017
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem