• Escola Superior do MPPR

Geração na Escola: Comarca de Mamborê

Geração Atitude

Nos municípios de Mamborê e Boa Esperança, a ação foi desenvolvida com aproximadamente 250 alunos do ensino médio, do Colégio Estadual do Campo São Luiz Gonzaga, Colégio Estadual João XXIII e Colégio Estadual Vicente Leporace, coordenado por Jessica Aline Soares, promotora de Justiça do MPPR. As atividades foram realizadas pelos professores em conjunto com os alunos, e a promotora palestrou abordando temas como cidadania, democracia, voto consciente e protagonismo juvenil nos três colégios, entre os meses de agosto e setembro de 2017. A partir disso, os alunos, com apoio dos professores, foram incentivados a elaborar projetos de lei, com iniciativas que melhorem o estado, sendo que tais projetos foram encaminhados à Assembleia Legislativa, para concorrer aos 32 melhores, cujos autores tiveram a oportunidade de participar da Caravana da Cidadania em Curitiba para conhecer a sede dos três poderes e o Ministério Público.

Durante a ação no Colégio Vicente Leporace, em Boa Esperança, além do entusiasmo pelo programa, algumas professoras desenvolveram o Projeto “Formando Cidadão”, que consiste na transmissão de informações sobre diversas profissões e palestras aos alunos, ministradas por profissionais de destaque no Município, que já foram alunos do mesmo colégio estadual. Tal projeto tem o fim de auxiliar na opção profissional dos alunos e motivá-los a estudar para ingressarem no ensino superior após o término do ensino médio.

Já no Colégio João XXIII, de Mamborê, durante a atividade presencial, tomou-se conhecimento de que há grêmio estudantil ativo, que realiza diversas ações em prol dos interesses dos alunos, funcionando em harmonia com o corpo docente e direção do Colégio. Além disso, antes da presença desta promotora no Colégio, os alunos, a partir do trabalho em sala de aula com o Guia do Cidadão, fizeram diversos cartazes sobre os temas discutidos, os quais foram expostos nos arredores da escola.

 

Confira fotos:

Colégio Estadual do Campo São Luiz Gonzaga, Distrito Guarani - Município de Mamborê

Colégio Estadual do Campo São Luiz Gonzaga, Distrito Guarani - Município de Mamborê

 

Colégio Estadual Vicente Leporace - Município de Boa Esperança

Colégio Estadual Vicente Leporace - Município de Boa Esperança

 

Colégio Estadual João XXIII, Município de Mamborê

Colégio Estadual João XXIII, Município de Mamborê

 

Fonte: Relatório do Projeto Movimento Paraná sem Corrupção no PRO-MP 

02/02/2018

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem