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Geração na Escola: Comarca de Chopinzinho

Geração na Escola

No município de Chopinzinho, as ações foram desenvolvidas no mês de junho de 2018, com alunos de todo o ensino médio de Chopinzinho, garantindo-se a participação tanto das escolas estaduais da cidade quanto do campo. A ação foi coordenada pelo Promotor Substituto Lucas Lösch Abaid.

Inicialmente, promoveu-se uma reunião com variados setores públicos e privados para desenvolvimento do projeto. Em um primeiro momento, o Promotor foi até as escolas, quando, depois de apresentar o projeto aos alunos, auxiliou no desenvolvimento de planos pedagógicos, trabalhos e debates sobre temas variados dentro de sala de aula. No dia 05 de junho de 2018, foram todos os alunos reunidos no Anfiteatro da Prefeitura Municipal, tanto no período matutino quanto vespertino, para realização de palestras sobre cidadania e ética, corrupção, eleições, voto consciente, meios de fiscalização e correlatos. Após, foi dado aos alunos uma semana para que elaborassem perguntas direcionadas às  autoridades locais. No dia 12 de junho de 2018, os alunos foram novamente reunidos no Anfiteatro, onde formou-se uma mesa redonda composta por representantes do Ministério Público Estadual, do Poder Judiciário, da Ordem dos Advogados do Brasil, Vereadores, Prefeito Municipal, Polícia Militar, Secretário de Educação, além de alunos representantes das escolas. Iniciadas as atividades, permitiu-se que os representantes dos estudantes escolhessem as perguntas formuladas pelos colegas e as direcionassem à(s) autoridade(s) correspondente(s). Além disso, foi dada a palavra àqueles presentes para que também se manifestassem. A mesa redonda foi criada com o propósito de incentivar a intervenção dos alunos no cenário político, precipuamente para esclarecê-los da relevância da fiscalização e participação nos atos voltados à sociedade Chopinzinhense. 

Com o ato, o Promotor Substituto Lucas Lösch Abaid objetivou a articulação do projeto com as mais variadas instituições locais, tudo com o intento de despertar o sentimento de cidadania por vezes fragilizado nos alunos, sem mencionar a necessidade de conscientização sobre o papel que eles podem assumir no seio político: agentes de transformação social.

Ao final, professoras destacaram a importância do projeto, tendo em vista que a mobilização permitiu a discussão de questões políticas dentro da sala de aula, contrariando movimentos restritivos sobre a temática.

 

Confira fotos:

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Fonte: Relatório do Projeto Movimento Paraná sem Corrupção no PRO-MP

03/07/2018

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