• Escola Superior do MPPR

Geração Atitude 2021

Símbolo Geração Atitude

Geração 2021

A Escola Superior do Ministério Público do Paraná iniciará, no mês de setembro, a 6ª edição do Projeto Geração Atitude, vinculado ao Movimento Paraná Sem Corrupção, que tem como principal objetivo promover a participação social e o protagonismo juvenil de estudantes do ensino médio da rede pública estadual.

Em decorrência do atual cenário de pandemia, essa edição necessitou ser adaptada. Na primeira etapa, toda a participação dos membros do Ministério Público e da Magistratura ocorrerá de forma virtual, com vídeos gravados no canal da Escola Superior no Youtube e com reuniões via Google Meet. Participam desta edição 131 escolas da rede pública estadual.

Já na segunda etapa será realizado um concurso cultural, no qual cada escola inscrita vai apresentar um produto final relacionado ao tema “Jovem Cidadão”, que pode ser um texto, uma arte manual, uma música, uma interpretação teatral dos alunos, uma boa ação realizada na escola ou na comunidade que demonstre uma ação efetiva sobre os temas abordados no guia e nas falas dos professores, promotores e juízes.

A escola vencedora receberá um computador como prêmio.
Veja o regulamento do concurso cultural "Jovem Cidadão".



Símbolo Geração Atitude

O Projeto


O “Geração Atitude” é um projeto ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção, e tem, como principal objetivo, apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses, promovendo a participação social e o protagonismo juvenil. Desenvolvido pelo Ministério Público do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a Assembléia Legislativa do Paraná e o Tribunal de Justiça do Paraná, o projeto será levado a estudantes do ensino médio das escolas públicas do Paraná localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais de Educação.

A iniciativa contempla duas ações específicas: “Geração na Escola”, atividades realizadas por professores, promotores de Justiça, membros dos poderes executivo, legislativo e judiciário na formação cidadã dos alunos e a “Caravana da Cidadania”, concurso que selecionará as melhores ideias de estudantes para mudar o Paraná.

Para contribuir com essas e outras ações, a coordenação do projeto elaborou o “Guia do Cidadão”.

A publicação concentra, em linguagem direta e acessível, informações sobre Democracia, Política, Eleições, Voto, Cidadania, bem como aborda as funções e as formas de acesso ao Ministério Público e a cada um dos Três Poderes, o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro e das instâncias democráticas de participação social, dentre outros temas. 

O guia está disponível na versão digital, aberta para consulta pública, reprodução e utilização por todos os interessados. O material foi produzido pelo MPPR, por meio da coordenação do Movimento Paraná Sem Corrupção, em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Observatório Social do Brasil (OSB), a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Símbolo Geração Atitude

Etapas


Geração na Escola

As atividades se darão em conjunto com as equipes pedagógicas das escolas, que desenvolverão iniciativas como palestras, encontros com a comunidade, concursos culturais, debates, passeatas, entre outras ações. Aos professores, caberá trabalhar o conteúdo do Guia do Cidadão com seus alunos. Aos promotores de Justiça, membros dos poderes executivo, legislativo e judiciário, uma intervenção presencial ou virtual, complementando e fortalecendo o trabalho iniciado em sala de aula pelos professores. No entanto, as atividades devem ser elaboradas de forma plural, com a união de esforços e a criatividade de todos os envolvidos.

Caravana da Cidadania

Concurso que vai destacar as 32 melhores ideias para mudar o Paraná, apresentadas por estudantes e professores da Rede Pública de Ensino, em forma de Projeto de Lei. Os autores dos melhores projetos, que serão selecionados pela SEED, receberão como prêmio com uma viagem a Curitiba onde visitarão os pontos turísticos da capital e as sedes do Ministério Público do Paraná e dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). O objetivo é possibilitar que os estudantes conheçam os representantes dos órgãos públicos e as lideranças políticas do Estado.
Veja aqui como participar.

Professores

Para viabilizar as ações nas escolas, o Movimento Paraná Sem Corrupção está disponibilizando material de apoio. Acesse o Guia do Cidadão para o trabalho com os alunos.
Importante: o registro fotográfico auxilia na divulgação da iniciativa.

Estudantes

Os alunos do Ensino Médio de escolas públicas devem procurar orientações junto aos professores e à direção da escola. Também podem sugerir que a escola desenvolva as atividades do projeto, caso a instituição de ensino ainda não esteja participando. Importante: os grêmios estudantis podem realizar ações do Geração Atitude.

Símbolo Geração Atitude

Participação MPPR



Aos Promotores que estão em estágio probatório, cabe o envolvimento em projetos sociais que resultam na conversão do tempo dedicado às atividades com a comunidade em horas-aula externa do Curso de Especialização em Ministério Público, que deve fechar um total de 40 horas.

As atividades vinculadas ao Geração Atitude podem chegar a até 20 horas-aula.

O cômputo das horas deve ser solicitado por meio de relatório de atividades que deverá ser encaminhado ao e-mail geracaoatitude@mppr.mp.br após o encerramento das atividades do Projeto.

Tabela de conversão:

  • Planejamento e elaboração do projeto: 1 hora-aula
  • Execução do Plano de Ação: 4 horas-aula por encontro virtual
  • Participação em debates, entrevistas nas mídias, dentre outros: 2 horas-aula por evento
  • Elaboração de materiais didáticos disponibilizados na página do Geração Atitude: 2 horas-aula
  • Relatório final das atividades: 1 hora-aula

Em ação:

É importante que as escolas façam o registro fotográfico da atividade e encaminhem para o promotor palestrante que deve tirar um print da reunião virtual.

Os membros devem preparar um relatório final com as seguintes informações: nome da (s) escola (s), município, núcleo de educação a que pertence a escola, número de turmas e alunos participantes por escola e data de realização da atividade e anexar as fotos.


Contato

Escola Superior do MPPR: (41) 3250-4825 | geracaoatitude@mppr.mp.br
Secretaria de Estado da Educação: (41) 3340-5777
Núcleos Regionais de Educação: http://www.nre.seed.pr.gov.br/


Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem