• Escola Superior do MPPR

Geração Atitude 2022 - Orientações aos promotores de Justiça

Símbolo Geração Atitude

Orientações


O foco principal do Geração Atitude é a formação cidadã dos jovens. Assim como nos anos anteriores do Movimento Paraná Sem Corrupção, o projeto prevê uma atividade presencial ou on-line dos representantes do MP-PR nas escolas de ensino médio. No entanto, além da sensibilização para o exercício da cidadania e o consequente combate à corrupção, este ano as atividades contarão com um reforço pedagógico.

Promotores de Justiça e professores devem estabelecer as atividades em parceria, a fim de levar aos estudantes informações sobre Democracia, Cidadania, Eleições, Política, Voto Consciente, dentre outros temas abordados no Guia do Cidadão. O guia está disponível na versão PDF e pode ser consultado, compilado, reproduzido e aprimorado, servindo de base para as aulas temáticas e também para as ações complementares, que podem ser desenvolvidas pelos membros do MP . 

Metodologia


A metodologia prioriza a construção coletiva e a criatividade do grupo na proposição do plano de trabalho. Bate-papo com alunos, palestras, gincanas cidadãs, concursos culturais, passeatas, eleições simuladas, trabalhos e feiras escolares são algumas sugestões de atividades. Mas não há exigência quanto ao formato do trabalho, as equipes têm liberdade para estabelecer seus métodos e ações.

 

Geração na Escola


Professores, promotores e juízes, em conjunto com as equipes pedagógicas das escolas, desenvolverão palestras e debates. Aos professores caberá trabalhar o conteúdo do Guia do Cidadão com os alunos e aos promotores e juízes as palestras nas escolas. Além de esclarecer o funcionamento do Ministério Público e dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, os membros poderão aprofundar as questões relacionadas à cidadania, à democracia, à política, eleições e voto consciente. 

 

Metas


O objetivo de cada promotor de Justiça é realizar uma ou mais atividades, presencial ou virtual, em escolas públicas do Estado podendo a ação ser ampliada para outros estabelecimentos de ensino a critério dos participantes. Outra meta é a divulgação do projeto nos veículos de imprensa locais. Por fim, os participantes devem estabelecer uma nova parceria para o projeto, de acordo com o modelo de Termo de Adesão Parceiros Locais.

Reconhecimento


O atingimento das metas será avaliado pela Corregedoria-Geral do MP-PR após envio de ofício da Escola Superior validando as horas-atividades, que serão devidamente anotadas em ficha funcional. 

 

Estágio Probatório


Para os vitaliciandos, o envolvimento em projetos sociais também resulta na conversão do tempo dedicado às atividades com a comunidade em horas-aula do Curso de Preparação e Aperfeiçoamento. O cômputo das horas deve ser solicitado por meio de relatório de atividade encaminhado ao e-mail (geracaoatitude@mppr.mp.br) após o encerramento das atividades do Projeto.

 

Conclusão do projeto


Assim que concluídas as atividades na comarca, o promotor de Justiça deverá enviar um e-mail para  geracaoatitude@mppr.mp.br com o relatório final.

 

Material de apoio


Palestra Geração Atitude para Jovens

Formulário de divulgação


Contato

Escola Superior do MPPR: (41) 3250-4825 | geracaoatitude@mppr.mp.br
Secretaria de Estado da Educação: (41) 3340-5777
Núcleos Regionais de Educação: http://www.nre.seed.pr.gov.br/


Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem