• Escola Superior do MPPR

Destaques

24/11/2014

QUESTIONAMENTOS: Palestra Efeitos das Substâncias Psicoativas - Neurobiologia da Adição

O Ministério Público do Estado do Paraná, por meio do Comitê do Ministério Público do Estado do Paraná de Enfrentamento às Drogas e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - CEAF, promoverá no dia 24 de novembro de 2014, das 8h30 às 12h30, a palestra “Efeitos das Substâncias Psicoativas - Neurobiologia da Adição”.

O evento objetiva dar ênfase à temática de enfrentamento à drogadição e constitui uma ferramenta para a consecução das metas do Projeto Semear. Além disso, é uma ação complementar à 6ª edição do Curso de Capacitação SUPERA, que está em execução, e tem como escopo aprimorar a formação dos membros e servidores do MPPR, qualificando a atuação ministerial e proporcionando, assim, a assunção de um compromisso político e institucional com a adoção das medidas necessárias ao equacionamento dos problemas decorrentes do uso, abuso e dependência de drogas, em cumprimento da meta prevista na Macroetapa de Capacitação aprovada pelo Comitê do MP-PR de Enfrentamento às Drogas no âmbito do Projeto Semear.

A palestra “Efeitos das Substâncias Psicoativas - Neurobiologia da Adição” será ministrada pela renomada pesquisadora Doutora Roseli Boerngen de Lacerda, que possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal de São Paulo (1977), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (1979) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1997). Atualmente é professora associada do Departamento de Farmacologia e do programa de Mestrado e Doutorado em Farmacologia da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia, e na área de drogas de abuso. Tem atuado em pesquisas básicas e clinicas na área de drogas de abuso. É colaboradora do projeto multicêntrico ASSIST para detecção precoce e intervenção breve para drogas e do projeto e-health coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). É coordenadora regional do desenvolvimento do site www.informalcool.org.br , desenvolvido em parceria com três universidades federais do Brasil (UNIFESP, UFPR, UFJF) sob a coordenação da OMS. É coordenadora regional do curso à distância SUPERA, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD).

O evento ocorrerá no Auditório da Sede do Ministério Público do Paraná (Rua Marechal Hermes, 751 - Centro Cívico - Curitiba/PR). A participação no curso poderá ser na modalidade presencial ou na modalidade à distância, ao vivo pela internet (webcast).

PÚBLICO ALVO: membros e servidores do MP-PR, representantes do Núcleo Interdisciplinar de Enfrentamento à Drogadição - NIED/UFPR e demais interessados na temática.

INSCRIÇÕES: clique aqui
Clique aqui para acessar a transmissão ao vivo pela internet.

CERTIFICADOS:
- Serão emitidos e encaminhados pelo CEAF após o evento.
- Para receber certificado, os participantes na modalidade à distância deverão responder a duas questões abordadas durante o curso por meio de questionário eletrônico até o dia 05 de dezembro de 2014 (restrito a integrantes do Ministério Público).

QUESTIONÁRIO

VÍDEO

Resolução de autorização para participação de membros do MPPR.
Portaria de autorização para participação de servidores do MPPR.



PROGRAMAÇÃO

08h00l Credenciamento

8h30 | Abertura
           Gilberto Giacoia
           Procurador-Geral de Justiça

           Samia Saad Gallotti Bonavides
            Subprocuradora-Geral para Assuntos Jurídicos e Coordenadora do CEAF

8h50 l Curso de Capacitação SUPERA
            Apresentação do Módulo Complementar
            Cristina Corso Ruaro
         Promotora de Justiça. Assessora de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça do MPPR. Coordenadora do Comitê do Ministério Público do Estado do Paraná de Enfrentamento às Drogas e do Projeto Semear de Enfrentamento ao Álcool, Crack e Outras Drogas.

9h00 |Efeitos das Substâncias Psicoativas - Neurobiologia da Adição
           Roseli Boerngen de Lacerda
        Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal de São Paulo (1977), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (1979) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1997).

12h00l Abertura para questionamentos e debates

12h30l Encerramento
_________________________________________________________________
Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional
Rua Marechal Deodoro, 1028 | 7º andar, Centro, Curitiba|PR
ceafmp@mppr.mp.br
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem