• Escola Superior do MPPR

Destaques

13/04/2015

Mesa Redonda: Repressão da Lavagem de Dinheiro e da Corrupção pelo Ministério Público

O Ministério Público do Estado do Paraná, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, CEAF, promoverá no dia 17 de abril de 2015, das 13h30min às 16h30, dentro da programação do IV Curso de Preparação e Aperfeiçoamento destinado ao Ingresso na Carreira de Promotores Substitutos, a Mesa Redonda: Repressão da Lavagem de Dinheiro e da Corrupção pelo Ministério Público.

A mesa redonda objetiva discutir medidas de aperfeiçoamento da atuação do Ministério Público, bem como de aperfeiçoamento legislativo, sobre os temas lavagem de dinheiro e corrupção. Além disso, analisar as propostas do Ministério Público Federal e do Estado do Paraná para a superação das questões atinentes à corrupção e à lavagem de dinheiro no Brasil. Os participantes irão debater sobre o cenário nacional, compreender meios de aperfeiçoar o trabalho do Ministério Público no combate à lavagem de dinheiro e à corrupção, bem como discutir as medidas propostas pelo Ministério Público brasileiro para a melhoria das leis anticorrupção. O processo do Mensalão, a operação Lava Jato e outros esquemas recentes de lavagem de dinheiro e de corrupção no Brasil, aliados as manifestações populares de junho de 2013 e de março de 2015, demonstram que o país está passando por momentos importantes de sua história. A atuação do Ministério Público na defesa do patrimônio público é motivo de destaque na imprensa e, tal como na campanha contra a PEC-37, tem mobilizado amplos setores da sociedade.


LOCAL

O evento será realizado no Auditório Ary Florêncio Guimarães, na sede do MP-PR (Rua Marechal Hermes, 751 – Centro Cívico), em Curitiba, e terá uma carga horária de 3 horas. Os interessados poderão participar na modalidade presencial ou via webcast (transmissão ao vivo pela internet).


PÚBLICO ALVO

Aberto à participação de todos os interessados.

INSCRIÇÕES

Inscrição MPIntegrantes do MP-PR.

Inscrição público externoPúblico externo.

PARTICIPAÇÃO

Presencial ou via webcast.

Acesso ao webcastClique aqui para acessar a transmissão ao vivo pela internet, via webcast.

Resolução de autorização para participação de membros do MPPR.
Portaria de autorização para participação de servidores do MPPR.


CERTIFICADOS

- Serão emitidos certificados para os participantes que obtiverem 100% de participação na modalidade presencial e deverão responder ao formulário eletrônico de avaliação do evento, cujo link será disponibilizado nesta página após a sua realização.

- A emissão de certificados para os participantes que acompanharem pela internet é restrita a integrantes do MP-PR.


CONTROLE DE PARTICIPAÇÃO

- Na modalidade presencial, o controle será realizado através da assinatura de lista de presença no início dos períodos da manhã e da tarde.

- Os integrantes do MP-PR que acompanharem via webcast deverão responder no formulário de avaliação do evento a duas questões de certificação sobre o tema abordado no encontro.


Acesse a página da mesa redonda onde estão disponíveis o vídeo e os formulários de avaliação do evento.

 

CARGA HORÁRIA:

3 horas.


PROGRAMAÇÃO

13h| Credenciamento

13h30min às 13h45min | Abertura

Gilberto Giacoia
Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná

Samia Saad Gallotti Bonavides
Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos. Coordenadora do CEAF/ MPPR.

13h45min às 16h30min | Mesa Redonda: Repressão da Lavagem de Dinheiro e da Corrupção pelo Ministério Público

Moderadora
Samia Saad Gallotti Bonavides
Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos. Coordenadora do CEAF/ MPPR.

Expositor
Deltan Martinazzo Dallagnol
Procurador da República no Paraná desde 2003, com atuação especializada em crimes contra o sistema financeiro, de lavagem de dinheiro, praticados por organizações criminosas. Mestre em Direito pela Harvard Law School (LL.M.). Coautor de livros sobre lavagem de dinheiro e controle externo da atividade policial. Coordenador da Operação Lava Jato.

Debatedores
Mateus E. Siqueira Nunes Bertoncini
Membro do Ministério Público do Estado do Paraná desde 1988. Procurador de Justiça com atribuições na área de Defesa do Patrimônio Público. Pós - Doutor em Direito pela UFSC. Doutor em Direito do Estado pela UFPR. Professor e Coordenador da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná - FEMPAR. Professor do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do UNICURITIBA.

Eduardo Augusto Salomão Cambi
Promotor de Justiça no Estado do Paraná. Assessor da Procuradoria Geral de Justiça do Paraná. Coordenador estadual do Movimento Paraná Sem Corrupção. Coordenador Estadual da Comissão de Prevenção e Controle Social da Rede de Controle da Gestão Pública do Paraná. Membro do Grupo de Trabalho de Defesa dos Direitos à Educação da Comissão dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público. Pós-doutor em direito pela Università degli Studi di Pavia. Doutor e mestre em Direito pela UFPR. Professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e da Universidade Paranaense (UNIPAR). Diretor financeiro da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná e pesquisador, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos fundamentais, ministério público, prova, corrupção e ação civil pública. Foi Assessor de Pesquisa e Política Institucional da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça e Representante da Foi Coordenador do Grupo de Trabalho de Combate à Corrupção, Transparência e Controle Social da Comissão de Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público de 2013 a 2015. Secretaria de Reforma do Judiciário na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), entre 2012 e 2014.

André Tiago Pasternak Glitz
Promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) desde abril de 2011, atualmente Coordenador do Núcleo Regional de Curitiba do GAECO; professor na FEMPAR, unidade de Curitiba, da matéria “Investigação Criminal”; autor de artigos sobre o controle externo da atividade policial e o exercício da atividade investigatória de infrações penais, pelo Ministério Público.




Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional
Rua Marechal Deodoro, 1028 - 7º andar, Centro, Curitiba/PR
ceaf@mppr.mp.br
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem