• Escola Superior do MPPR

Destaques

12/11/2015

10 anos de Justiça Restaurativa no Brasil: teleconferência com o professor Howard Zehr

O Ministério Público do Estado do Paraná, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - CEAF, em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) promoverá no dia 20 de novembro de 2015, das 9h às 12h, a teleconferência com o professor Howard Zehr: 10 anos de Justiça Restaurativa no Brasil.

O evento é uma ação vinculada ao Projeto “MP Restaurativo e a Cultura de Paz”, gerenciado por Samia Saad Gallotti Bonavides, Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, e tem por objetivo, inicialmente, sensibilizar os integrantes do MP-PR para a importância da utilização das práticas restaurativas e autocompositivas, bem como para que seja aberta a discussão sobre as formas de utilizá-las na atuação ministerial.

O aniversário dos 10 anos da Justiça Restaurativa no Brasil é um convite para celebrar, compartilhar e dar visibilidade ao movimento restaurativo brasileiro. O palestrante, Howard Zehr, começou como um profissional e teórico da Justiça Restaurativa no final dos anos 70. Ele levou centenas de eventos sobre o tema para mais de 25 países, incluindo treinamentos e consultas sobre Justiça Restaurativa. Seu impacto foi especialmente significativo nos Estados Unidos, Brasil, Japão, Jamaica, Irlanda do Norte, Grã-Bretanha, Ucrânia, e na Nova Zelândia. Este último país citado reestruturou seu sistema de Justiça Juvenil em uma abordagem restaurativa focada na família. Escritor, editor, palestrante, educador e fotojornalista, Zehr atuou ativamente como mentor de outros líderes desse tema. Mais de 1.000 pessoas fizeram cursos e workshops intensivos com a temática, muitos dos quais conduzem suas próprias organizações com foco em Justiça Restaurativa. 

Entre 2008 e 2011, participou no Grupo Consultivo de Vítimas da Comissão de Penas dos EUA. Howard atua em vários outros conselhos consultivos. Em 2013, afastou-se do ensino em sala de aula e tornou-se codiretor com o Carl Stauffer do novo Instituto Zehr para a Justiça Restaurativa. 

LOCAL E HORÁRIO

A teleconferência será transmitida no dia 20 de novembro, das 9h às 12h, sendo que a assistência presencial da teleconferência ocorrerá na Sala do Conselho Superior do MPPR (Rua Marechal Hermes, 751, Centro Cívico, Curitiba, PR).
 

PÚBLICO ALVO

Integrantes do MPPR e demais interessados no tema.

FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

Presencialmente na Sala do Conselho Superior do MP.

INSCRIÇÕES

Formulário de inscrição MPPR Integrantes do MPPR: clique aqui 

Formulário de inscrição público externo Público externo: clique aqui


RESOLUÇÃO E PORTARIA

Resolução de autorização 


Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem