• Escola Superior do MPPR

Destaques

13/05/2017

Módulo III: O Conselho Tutelar e a Interface com as Políticas Públicas e o Sistema de Justiça - Encontros de Capacitação da Rede de Atenção e Proteção Social em Francisco Beltrão

O Ministério Público do Estado do Paraná, por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Francisco Beltrão, 3ª Promotoria de Justiça de Pato Branco, do Núcleo de Apoio Técnico à Execução (NATE/CAEX) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF –, em parceria com a Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social-SEDS e Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Sudoeste do Paraná (ACTESP), promoverá a formação continuada dos profissionais que atuam na área da criança e adolescente nos 42 municípios do Sudoeste do Paraná.

A qualificação será realizada em 6 módulos mensais, entre março e agosto de 2017, alternadamente nos municípios de Francisco Beltrão e Pato Branco.

INSCRIÇÕES - MÓDULO III

Formulário de inscrições Formulário de inscrição: clique aqui

PROGRAMAÇÃO

Programação completa para impressão Programação completa para impressão

25 de Maio de 2017
Módulo III: O Conselho Tutelar e a Interface com as Políticas Públicas e o Sistema de Justiça.
Local: Teatro Municipal Eunice Sartori – Espaço da Arte (Google MapsRua Octaviano Teixeira dos Santos, 934, Centro, CEP: 85601-030, Francisco Beltrão - PR)
Público-alvo: Conselheiros Tutelares

8h30: Apresentação Cultural

9h – Mesa-Redonda: O Conselho Tutelar: atribuições e a interface com o Sistema de Justiça
Mediadora: Vanice Martins Fedrigo
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005) e Especialização em Gestão, Avaliação e Planejamento de Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Atualmente é aluna do Programa de Mestrado em Serviço Social da Unioeste/Campus de Toledo e Assistente Social do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS/Norte da Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social da Criança e Adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, criança e adolescente, Medidas Sócioeducativas, relações de gênero, serviço social, relações de gênero, políticas para mulheres, formação profissional, serviço social e aids/dst, política social.

9h às 10h15 O Conselho Tutelar na Interface com e o Sistema de Justiça.
Camille Marques Dib Crippa
Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1989); Promotora de Justiça Substituta na comarca de Francisco Beltrão (1990). Em 1991 assumiu como promotora Titular na comarca de Realeza; em 1995 assumiu a 3ª Promotoria de Justiça de Francisco Beltrão.

10h15 às 11h30 – Rotinas do Conselho Tutelar
Elize Bertella
Professora de Educação Física do IFPR. Mestre em Desenvolvimento Regional do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional UTFPR- Pato Branco, especialista em Enfrentamento a Violência Contra Crianças e Adolescentes PUCPR. Graduada em Educação Física pela União de Ensino do Sudoeste do Paraná. Tem experiência na área educacional com atuação na disciplina de Educação Física no ensino fundamental, médio e superior, orientação pedagógica, e na área de defesa dos direitos da criança e do adolescente.

11h30 Debate

12h: Intervalo para almoço

Mesa Redonda: O Conselho Tutelar e as Políticas Sociais
13h30: A contribuição do Conselho Tutelar no planejamento e na formulação das Políticas Públicas destinada às crianças e adolescentes.
Zelimar Soares Bidarra
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Realizou estágio sênior de pesquisa no exterior (2014/2015) na Université Laval (Québec/Canadá). Foi colaboradora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com atuação no curso de graduação em Serviço Social, no Programa de Mestrado em Serviço Social e no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Professeure Associée de l´École de Service Social, Faculté Sciences Humaines, de l´Université Laval (Québec/]Canadá), período: janeiro/2013 a fevereiro 2016. Integrou a equipe de coordenação do projeto de formação continuada de Atores do Sistema de Garantia dos Direitos (conselheiros tutelares e dos direitos) da Criança e do Adolescente. Atua, principalmente, nos seguintes temas: defesa dos direitos fundamentais da criança e adolescente, violência sexual contra crianças e adolescentes, políticas públicas, avaliação de políticas públicas e de programas sociais, conselhos gestores de políticas públicas e processos de construção democrática.

16h: Encerramento

02/05/2017

PÓS-EVENTO

Acesso ao certificado Realize a pesquisa de opinião do evento e emita seu certificado no Ceaf Virtual.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem